PRÁTICA DE TESTAGEM DE HIV DA POPULAÇÃO LGBT FRENTE À VULNERABILIDADE INDIVIDUAL AO HIV/AIDS
Resumen
Diante das significativas taxas de HIV na população LGBT e de toda sua conjuntura de desigualdade social, percebe-se a importância de estudos que investiguem a vulnerabilidade individual dessa população, relacionado às práticas sexuais para prevenção do HIV. Avaliar a prática de testagem da população LGBT no contexto da vulnerabilidade individual ao HIV/AIDS. Estudo quantitativo e transversal com a população do estudo sendo composta por pessoas que se consideravam lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros e que frequentavam a cena gay de Fortaleza, totalizando uma amostra de 254 participantes. A coleta de dados se deu durante os meses de outubro de 2020 à janeiro de 2021. Os dados foram coletados, tabulados e analisados por meio do programa SPSS. Quanto ao conhecimento do local de realização do teste, a maioria procuraria o serviço público. Quanto ao tempo do último exame do HIV a mediana foi de 6 meses, sendo o mínimo de 1 e máximo de 144 meses (12 anos). Dentre as variáveis sociodemográficas associadas com a prática de testagem para o HIV apresentaram significância pessoas mais jovens, que se declararam homossexuais, que recebem mais que 1 salário mínimo e que não possuem religião, são mais propensas para realizar a testagem para o HIV. Conclui-se que há associação das práticas de testagem relacionadas as variáveis de vulnerabilidade individual, tais como idade, orientação sexual, renda e religião. Logo, conhecer e analisar a prática de testagem da população LGBT é indispensável, pois, a partir disso, podemos detectar fatores de vulnerabilidade da doença. Gostaria de agradecer ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC).Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Vanessa Pinto Vasconcelos, K., Elaine de Souza França, F., & Renata Amorim Lessa Soares, P. (2021). PRÁTICA DE TESTAGEM DE HIV DA POPULAÇÃO LGBT FRENTE À VULNERABILIDADE INDIVIDUAL AO HIV/AIDS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1626. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74749
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.