PRÁTICA DE TESTAGEM DE HIV DA POPULAÇÃO LGBT FRENTE À VULNERABILIDADE INDIVIDUAL AO HIV/AIDS
Abstract
Diante das significativas taxas de HIV na população LGBT e de toda sua conjuntura de desigualdade social, percebe-se a importância de estudos que investiguem a vulnerabilidade individual dessa população, relacionado às práticas sexuais para prevenção do HIV. Avaliar a prática de testagem da população LGBT no contexto da vulnerabilidade individual ao HIV/AIDS. Estudo quantitativo e transversal com a população do estudo sendo composta por pessoas que se consideravam lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros e que frequentavam a cena gay de Fortaleza, totalizando uma amostra de 254 participantes. A coleta de dados se deu durante os meses de outubro de 2020 à janeiro de 2021. Os dados foram coletados, tabulados e analisados por meio do programa SPSS. Quanto ao conhecimento do local de realização do teste, a maioria procuraria o serviço público. Quanto ao tempo do último exame do HIV a mediana foi de 6 meses, sendo o mínimo de 1 e máximo de 144 meses (12 anos). Dentre as variáveis sociodemográficas associadas com a prática de testagem para o HIV apresentaram significância pessoas mais jovens, que se declararam homossexuais, que recebem mais que 1 salário mínimo e que não possuem religião, são mais propensas para realizar a testagem para o HIV. Conclui-se que há associação das práticas de testagem relacionadas as variáveis de vulnerabilidade individual, tais como idade, orientação sexual, renda e religião. Logo, conhecer e analisar a prática de testagem da população LGBT é indispensável, pois, a partir disso, podemos detectar fatores de vulnerabilidade da doença. Gostaria de agradecer ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Vanessa Pinto Vasconcelos, K., Elaine de Souza França, F., & Renata Amorim Lessa Soares, P. (2021). PRÁTICA DE TESTAGEM DE HIV DA POPULAÇÃO LGBT FRENTE À VULNERABILIDADE INDIVIDUAL AO HIV/AIDS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1626. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74749
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.