PROCESSO DE EXTRAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS NATURAIS PRESENTES NA CASCA DA CASTANHA DE CAJU
Resumo
O cajueiro (Anacardium occidentale Linn) é uma espécie nativa do Brasil, embora possa ser encontrada em outros países, como África e Ásia. Em suma, sua maior concentração está situada na região nordeste do Brasil. Do cajueiro pode-se extrair muitos produtos, como o pseudofruto (ou pedúnculo) que dá origem a cajuína, sucos, aguardente, produtos in natura, doces etc. e a castanha (verdadeiro fruto) que se obtém a amêndoa. O fruto do cajueiro, a castanha de caju, é um aquênio que apresenta casca coriácea lisa, mesocarpo alveolado, repleto de um líquido escuro, viscoso, cáustico e inflamável, nomeado por líquido da casca da castanha do caju (LCC) ou cashew nut shell liquid (CNSL), como é conhecido internacionalmente, representando aproximadamente 25% do peso da castanha e é considerado um subproduto do agronegócio do caju. O objetivo do projeto foi aperfeiçoar o processo de extração e purificação do cardanol e do ácido anacárdico, para a obtenção de matéria-prima de qualidade, direcionada ao desenvolvimento de novos aditivos e potenciais fármacos. Foi avaliado o método de purificação do cardanol a partir da cromatografia em coluna, bem como o do ácido anacárdico, a partir de modificações nas metodologias descritas por Paramashivappa et al. (2001) e Logrado et al. (2001). De acordo com os resultados, pode-se inferir que as novas metodologias foram eficazes na obtenção do cardanol e do ácido anacárdico de elevada pureza (>90%), bem como foram alcançados os objetivos de redução de tempo de reação, uso de reagentes, solventes e de adsorventes. Agradecimentos ao CNPq (bolsa e financiamento), Funcap e CAPES.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Prudencio Castro, A., Simão Neto, F., Isadora de Oliveira Magalhães, M., & Alexsandra de Sousa Rios, M. (2021). PROCESSO DE EXTRAÇÃO E PURIFICAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS NATURAIS PRESENTES NA CASCA DA CASTANHA DE CAJU. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1642. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74765
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.