PRODUÇÃO DE UM JOGO PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DAS LEIS DA GESTALT

Autores

  • Angelo Lucas Freitas Lima
  • Wallace Leite de Sousa
  • Igor Mourão das Neves
  • Marcos Patrick Saraiva da Silva
  • José Aires de Castro Filho
  • Raquel Santiago Freire

Resumo

A pandemia do Sars-CoV-2, foi um grande empecilho na condução das dinâmicas de grupo desenvolvidas em sala de aula durante a disciplina de Cognição e Tecnologias Digitais. Assim, foi necessário repensar as metodologias que seriam aplicadas na disciplina para que fosse possível cativar e instigar a curiosidade e interesse dos alunos. Portanto, o grupo de alunos de projeto integrado 1 do curso de sistemas e mídias digitais iniciou o desenvolvimento de um sistema web, que focasse em transmitir um conteúdo da disciplina de forma lúdica e interativa através de mini games pedagógicos. O jogo acompanha a narrativa desenvolvida para a disciplina, baseada em RPGs, que conta sobre os reinos da cognição, entre eles existe o reino correspondente a teoria da Gestalt, o reino de pragnanz, que é onde o jogo é ambientado. O jogo tem um foco nas leis da Gestalt, abordando alguns conceitos de cada lei em cada um dos seus três mini games que desafiam o jogador a resolver os “puzzles” o mais rápido possível para ser condecorado no ranking de melhores tempos, onde os alunos com melhores tempos alcançam o topo da tabela. Apesar de ser pensado para ser usado no contexto da disciplina de Cognição e tecnologias digitais, a aplicação também pode ser aproveitada por usuários fora desse contexto que desejam se divertir e por consequência aprender alguns conceitos das leis da Gestalt. A equipe é absolutamente grata aos professores da disciplina que acreditaram no projeto e deram o maior suporte para a realização dele, tirando as duvidas e dando feedbacks para a melhor execução possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Lucas Freitas Lima, A., Leite de Sousa, W., Mourão das Neves, I., Patrick Saraiva da Silva, M., Aires de Castro Filho, J., & Santiago Freire, R. (2021). PRODUÇÃO DE UM JOGO PARA O APRENDIZADO DE CONCEITOS DAS LEIS DA GESTALT. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1650. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74773

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica