PROPRIEDADES CRÍTICAS DA PERCOLAÇÃO EXPLOSIVA
Resumo
Transições abruptas em redes complexas são importantes para o estudo da fragilidade dessas redes e o quão resiliente a falhas elas são, podendo ser cataclı́mico já que suas aplicações são não só em transições sol gel, ou fluxo incipiente por meio poroso, como também na disseminação de epidemias. O modelo estuda o crescimento de clusters, por ligações entre vértices de diferentes ou de mesmo clusters, determinados pelos dois parâmetros de controle do sistema, buscando mantê-los em tamanho uniforme contendo o tamanho do maior. A importância desse sistema se dá então pelo fato de o mesmo poder ser descrito por uma hamiltiniana, o que mostra uma clara conexão com a termodinâmica do equilı́brio. A partir disso, o trabalho tem por objetivo estudar a transição de uma percolação contı́nua, dada pelo modelo da percolação tradicional onde as ligações são adicionadas de forma aletaória, para uma percolação abrupta, inserindo uma regra de seleção no processo de adição das ligações. Apesar de evoluirem de formas diferetes, ambos os modelos apresentam uma transição de fase de segunda ordem. Variamos os parâmetros de controle, e buscamos uma combinação desses que divide a fase abrupta da contı́nua a fim de se construir um diagrama de fase e comparar o comportamento dos diferentes modelos utilizados em antes, durantes e depois deles terem atingido o ponto crítico do sistema, no qual ocorre sua transição de percolação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Viana Quariguasi, L., & Davi Soares e Reis, S. (2021). PROPRIEDADES CRÍTICAS DA PERCOLAÇÃO EXPLOSIVA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1660. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74783
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.