QUEM SÃO OS USUÁRIOS DO BICICLETAR
Resumo
Este trabalho é o recorte parcial de um projeto de pesquisa sobre mobilidade urbana que teve como objetivo investigar o uso dos modais de transporte utilizados pela população no deslocamento casa-trabalho e como o poder público investia em politicas de mobilidade na cidade de Fortaleza. Entre os diversos sistemas de transportes disponíveis à população, destacamos o uso do Bicicletar, aparato de bicicletas compartilhadas criado em Fortaleza em dezembro de 2014 numa parceria da Prefeitura com um plano de saúde. Em 2019 foi realizada uma pesquisa sobre esse modal e foram aplicados 90 questionários com usuários. Este trabalho tem como objetivo analisar o perfil dos usuários e os motivos do uso. Para isso, foi realizada uma analise das variáveis, através do software de analise de dados SPSS, como identificação étnico-racial e sexual, residência, renda, motivação do uso etc. Dentre os resultados percebemos que 95% moravam na cidade de fortaleza; concentrados na faixa etária de 22 a 24 anos; 75,6% eram do sexo masculino; 51,1% se identificavam como pardos; com renda majoritária (40%) de 2 até 5 salários mínimos; maioria (53,3%) tinha ensino superior incompleto; 40% estudavam e trabalhavam ao mesmo tempo; e finalidade do uso para lazer (67,8%) e para estudo (18,9%). Os dados confirmam pesquisas prévias do grupo e demonstram que, ao contrário da propaganda governamental, o Bicicletar atende principalmente finalidades de lazer (e não mobilidade urbana cotidiana), especialmente para um público jovem e universitário, o que rende discussões interessantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alves da Silva, A., Freitas Rebouças, G., Loureiro Salgado, C., & Peixoto Lima Filho, I. (2021). QUEM SÃO OS USUÁRIOS DO BICICLETAR. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1674. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74797
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.