REPASSE CAMBIAL NO BRASIL: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO LASSO
Resumo
A inflação pode ser definida como o aumento generalizado dos preços, e é considera um problema para à economia que é acompanhado pelas autoridades monetárias mundiais, em especial a brasileira. Nessa perspectiva, diversos fatores influenciam a inflação, dentre eles a taxa de câmbio, de tal forma que a variação percentual nos preços dada uma variação na taxa de câmbio é denominado pass‑through. Logo, o objetivo do projeto é verificar essa relação entre a inflação, medida pelo IPCA, e a taxa de câmbio, ou seja, analisar o pass‑through. Para tanto, se pretende verificar se e quais as defasagens da taxa de câmbio que são importantes para explicar a inflação futura. Além disso, a base de dados coletada corresponde a dados mensais de 2003.01 a 2020.12, em que as varáveis coletadas são: índice de preço do consumidor amplo (IPCA), índice de preço das importações, a média mensal da taxa de câmbio nominal, índice de commodities Brasil (ICB-r), a média mensal da Selic, o índice geral de preços (IGP-DI), o índice de preço no atacado da produção industrial doméstica (IPA-DI) e a expectativa de inflação. Nesse contexto, o projeto visa a temática do pass-through com uma abordagem através da metodologia LASSO (Least Absolute Shrinkage and Select Operator) que, grosso modo, irá determinar quais as variáveis que melhor explicam a inflação medida pelo IPCA. Os resultados indicam que as defasagens da taxa de câmbio contribuem para a determinação da inflação futura, nesse trabalho medida pelo IPCA, para um curtíssimo prazo esse efeito é negativo, mas depois de certo período passa a ser positivo. O efeito total da taxa da taxa de câmbio sobre a inflação medida pelo IPCA é positivo, de tal forma que esse resultado obtido é apresentado em estudos semelhantes acerca da temática do pass-through. Logo, conclui-se que as defasagens da taxa de câmbio influenciam na inflação futura.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Wesley Rodrigues de Morais, J., Mendes, S. de S., & Tatiwa Ferreira, R. (2021). REPASSE CAMBIAL NO BRASIL: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO LASSO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1701. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74824
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.