RESILIÊNCIA MATEMÁTICA: MENSURAÇÃO COM DOCENTES
Resumo
A resiliência matemática se refere ao traço de personalidade que permite que os sujeitos se adequem à adversidade em relação às situações que envolvam problemas matemáticos. A presente pesquisa objetivou verificar a relação entre indicadores de saúde psicológica de professores de matemática e a percepção que eles têm da resiliência de seus alunos. Nesse contexto, a docência é uma profissão que está exposta a diversos desafios diários, que podem ser fatores de risco para a saúde emocional desses trabalhadores. Já a resiliência matemática é de extrema importância, devido às possíveis dificuldades apresentadas pelos alunos em relação à temática. A pesquisa contou com a participação de 52 sujeitos, sendo 26 homens e 26 mulheres, que foi realizada no formato online, devido ao atual contexto pandêmico; da amostra total, 59,6% trabalha apenas em escolas públicas, 23,1% trabalha apenas em escolas privadas, enquanto 17,3% trabalha em ambos os modelos. As análises foram realizadas através do software SPSS 21 (PASW) que permite calcular os coeficientes de correlação entre os itens. Constatou-se que a pontuação de depressão dos professores relacionou-se direta e significativamente à resiliência matemática de crescimento e de luta percebida por eles sobre seus alunos (r=0,41; p<0,05 e r=0,35; p<0,05, respectivamente). No entanto, não houve correlação da ansiedade e da autoeficácia dos professores com a resiliência matemática que eles observam em seus alunos. Mesmo professores com alguma dificuldade emocional como o humor deprimido reconhecem a relevância da apresentação da resiliência dos seus alunos quanto à aprendizagem da matemática. Estes resultados são discutidos à luz do paradigma da Psicologia Positiva e sua interface com a Educação em Matemática. Por fim, é importante agradecer à FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) pelo apoio financeiro para a realização dessa pesquisaDownloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Fidel Clark Ayres, M., Carvalho Teles, H., Luan Cruz Holanda, C., de Sousa, V. do C., & Elida da Silva Gusmao, E. (2021). RESILIÊNCIA MATEMÁTICA: MENSURAÇÃO COM DOCENTES. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1707. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74830
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
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