RITOS E FESTEJOS: UMA VISÃO DAS INTERFACES OFFLINE E ONLINE NAS PRÁTICAS RELIGIOSAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Este trabalho insere-se no projeto Procissões em narrativas, imagens e memórias: as festas de São José (Bonsucesso) e São Sebastião (Varjota/Mucuripe-Dendê) em Fortaleza. A pesquisa desenvolver-se-ia com observação participante nos festejos e procissões dedicados aos santos mencionados. Mas o distanciamento social requerido no enfrentamento da pandemia COVID 19 contingenciou o redirecionamento dos objetivos traçados. Assim, ajustou-se o plano de trabalho da bolsista, visando compreender como práticas da fé se readequaram às interfaces digitais, ressignificando sistemas simbólicos(BOURDIEU, 1989), partindo da perspectiva da religião como uma instituição social (DURKHEIM, 1996) que se adapta a diferentes contextos. A análise possibilitou notar como os fiéis e suas práticas religiosas migraram para o mundo virtualizado; ou seja, celebrações, rituais, oferendas etc. passaram a ser realizados em plataformas digitais. A metodologia baseia-se em etnografia digital, na observação de eventos, rituais, narrativas, vídeos etc. E foram realizadas entrevistas com responsáveis pela administração das paróquias. Conclui-se que, nesse contexto, busca-se atender demandas de distintos perfis de fiéis com o modelo híbrido de celebrações, o qual contempla tanto o público mais idoso, que não abre mão dos ritos presenciais, quanto o público jovem, que vê o mundo religioso virtual como uma possibilidade que veio para ficar. Com isso, percebe-se que, independentemente de como as práticas religiosas são realizadas, para manter-se dinâmica e atuante, a religiosidade encara desafios de mudança e adaptabilidade em cenário de transformações e/ou contingências sociais. No que concerne à dimensão festiva da religiosidade, corrobora-se a proposição de Léa Perez (2011), segundo a qual as festas religiosas, no processo cultural, incorporam dinamicidade e transformação. Manifesta-se agradecimento à FUNCAP pelo financiamento da bolsa de pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Cristina Barbosa de Matos, A., & George Lopes Paulino, A. (2021). RITOS E FESTEJOS: UMA VISÃO DAS INTERFACES OFFLINE E ONLINE NAS PRÁTICAS RELIGIOSAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1726. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74849
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.