ROBÓTICA EDUCACIONAL: ESTUDO PARA IDENTIFICAR CONTRIBUIÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E A RECICLAGEM DE RESÍDUOS TECNOLÓGICOS
Resumo
A Robótica Educacional proporciona que os alunos estimulem o raciocínio lógico, potencializem os aprendizados de matemática, os conteúdos de ciências da natureza e desenvolvam habilidades para elaborarem hipóteses e tirarem conclusões sobre diversos desafios propostos. Sabendo que o avanço tecnológico, sobretudo no século XXI, ocasionou um drástico aumento na quantidade de resíduos tecnológicos (e-waste) que são incorretamente descartados no ambiente, torna-se extremamente benéfico incrementar a consciência ambiental do alunado através da prática da robótica empregando material sustentável. Não obstante, a robótica também proporciona diversas habilidades aos alunos, tais como a inovação na criação de seus próprios robôs sustentáveis, além de autonomia e cooperação nas atividades em grupo. Tendo em vista o custo elevado dos materiais utilizados na execução da disciplina de Robótica Educacional, a presente pesquisa buscou mostrar como a reciclagem de resíduos tecnológicos pode impactar sobre o ensino e contribuir com a sustentabilidade ambiental. Nesse diapasão, objetivou-se avaliar a percepção de professores e alunos de Escolas Públicas, acerca da contribuição da Robótica Educacional para desenvolver noções de sustentabilidade ambiental, através da aplicação de um questionário enviado via plataforma Google Forms. Os resultados indicaram que a expressiva maioria dos partícipes destacou: (i) a vantagem em se empregar resíduos tecnológicos e industriais, por conta do baixo custo de aquisição e da facilidade de obtenção; (ii) a potencialidade de se abordar temas transversais ao currículo escolar, tais como a sustentabilidade ambiental e a reciclagem do e-waste; (iii) a relevância da Robótica Educacional para aguçar a visão do alunado acerca da importância dos processos de reciclagem de resíduos tecnológicos; (iv) o incremento do interesse do alunado pela escola, ocasionando impactos positivos sobre o aprendizado formal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Silva Cruz, P., Amanda Sousa da Silva, M., & Bandeira Andriola, W. (2021). ROBÓTICA EDUCACIONAL: ESTUDO PARA IDENTIFICAR CONTRIBUIÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E A RECICLAGEM DE RESÍDUOS TECNOLÓGICOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1727. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74850
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.