SALINISPORA ARENICOLA: ASPECTOS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS
Resumo
Os produtos naturais marinhos tem mostrado relevante importância emprocessos biotecnológicos, principalmente no que se refere à descoberta de potenciais novos fármacos, particularmente como protótipos voltados para áreas do câncer e doenças infecciosas. Embora não seja difícil encontrar novos exemplos de metabolitos secundários, o processo apresenta inúmeras dificuldades que vão desde a coleta/identificação a elevada dificuldade de se isolar quantidades suficientes para suprir aos testes biológicos necessários. Em vista disso, o estudo de microorganismos marinhos tornou-se um importante alvo de pesquisa e estudos, sendo uma matriz eficaz na descoberta tanto de novas substâncias químicas como em quantidades para suprir a demanda dos ensaios clínicos. Portanto, o presente trabalho faz parte de um projeto pioneiro, no qual investigamos o extrato da bactéria marinha Salinispora arenicola - isolada de sedimentos do arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP). Em face das atuais circunstancias provocadas pela pandemia, planejamos apresentar um trabalho de revisão no será abordado os principais aspectos químicos e biológicos dos estudos prévios envolvendo este actinomiceto, como: as metodologias de identificação e de isolamento de seus metabólitos secundários e suas atividades biológicas, mostrando cada etapa metodológica com seus pontos fundamentais que consolidaram a química de produtos naturais marinhos como uma área extremamente meticulosa e com credibilidade dentro da comunidade científica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Paulo de Sousa Ferreira, J., & Deusdenia Loiola Pessoa, O. (2021). SALINISPORA ARENICOLA: ASPECTOS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1731. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74854
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.