SEGURANÇA PÚBLICA E VIOLÊNCIA POLICIAL NO CEARÁ
Resumo
A pesquisa busca compreender o fenômeno da violência policial, no Ceará, a partir da sua repercussão nos meios de comunicação e da interpretação de agentes das forças policiais, autoridades de justiça, gestores públicos, militantes de direitos humanos, políticos envolvidos com o debate de segurança pública e moradores de bairros da periferia. Interessa ao trabalho saber quais são os efeitos sociais da violência policial na sociedade cearense. É fundamental para a pesquisa refletir sobre como o Governo do Estado do Ceará tem se posicionado e atuado como principal responsável pela gestão das principais forças policiais, Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC), atuantes na área de segurança publica. Interessa ainda investigar os efeitos sociais da violência policial na periferia de Fortaleza, pois são nas áreas mais pobres que acontecem as principais ocorrências de violência policial. A estratégia metodológica consiste no levantamento de informações da imprensa, das intuições de governo, de instituições não governamentais e dos movimentos sociais envolvidos no tema. Trata-se de uma investigação multissituada cujo objetivo envolve a análise de múltiplos pontos de vista de um fenômeno complexo e gerador de debates relevantes na sociedade brasileira. Vale ressaltar que parte da classe política brasileira defende salvaguardas jurídicas para policiais em serviço por meio de dispositivos legais como o excludente de ilicitude. Tal medida é questionada por defensores de direitos humanos que acusam as policiais brasileiras de serem as mais violentas do mundo. A pesquisa busca oferecer uma análise sociológica qualificada, refletindo sobre o papel das polícias na constituição de um Estado democrático de direito e suas formas de convivialidade, organização política e gestão da segurança pública.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Emilly Paiva Xavier, J., Fernando Gomes do Nascimento Filho, J., & Fabio Silva Paiva, L. (2021). SEGURANÇA PÚBLICA E VIOLÊNCIA POLICIAL NO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1737. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74860
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.