SUDENE E O INCENTIVO AO TURISMO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-CULTURAL DO NORDESTE.
Resumen
O presente trabalho tem como objetivo principal compreender a importância da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) no fomento e avanço de políticas públicas voltadas à expansão econômica, social e cultural da região Nordeste do Brasil. Dessa maneira, o escopo focal do projeto em questão consiste em pontuar os incentivos fiscais e práxicos, visando, desse modo, o crescimento da expectativa de desenvolvimento da região, principalmente, por meio do turismo. Para a fundamentação teórico-prática dessa pesquisa, foram utilizadas fontes hemerográficas do contexto, como Diário de Pernambuco (1970) e Jornal do Comércio (1973). Além disso, autores como BELMINO (2018), NOGUEIRA (2020) e PAIVA (2010) foram norteadores para entender o papel desse órgão no fomento público-privado e do incremento da infraestrutura da localidade, uma vez que abordam sistematicamente elementos vitais no entendimento dessa movimentação. Diante dos pressupostos supracitados, consideramos que a ARTENE - subdivisão ligada à SUDENE na promoção do artesanato regional - deteve de uma incontestável influência no incremento da expansão sócio-cultural, como podemos citar o destaque obtido em 1966, no Jornal Diário de Pernambuco, onde o Ceará foi considerado como base do artesanato regional. Ademais, encontramos incentivos a nível mundial quanto ao marketing, no qual foi distribuído folhetos e folders para garantir a promoção um maior fluxo de turistas e atrações.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Xavier Ferreira, G., & Gilberto Ramos Nogueira, A. (2021). SUDENE E O INCENTIVO AO TURISMO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO-CULTURAL DO NORDESTE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1756. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74879
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.