SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE BIOSILICATOS DE CÁLCIO DOPADOS COM ZIRCÔNIA E ESTRÔNCIO
Resumo
Os biomateriais vêm ganhando destaque nos últimos anos devido suas propriedades que incluem bioatividade e biocompatividade, dessa forma, eles vêm sendo utilizados na área da medicina e da odontologia em aplicações como recuperações estruturais ósseas, enxertos, implantes, cirurgias ortopédicas, plásticas, buco-maxilofaciais e odontológicas. Dentre esses biomateriais temos os matérias cerâmicos que apresentam maior capacidade de osteointegração e biodegradabilidade, pois possuem composição química semelhante à fase mineral do osso ou do dente. Desse modo, o objetivo desse trabalho foi sintetizar e caracterizar três dessas cerâmicas, sendo elas, Ca3SiO5, Sr5(PO4)2SiO4 e Ca3ZrSi2O9 para aplicar em estudos de regeneração dentária e aplicações em materiais odontológicos, sendo assim, os matérias foram obtidos utilizando a via do estado solido. Foram utilizados sais e óxidos em quantidades estequiométricas como reagentes de partida. Após o processo de síntese, as amostras foram caracterizadas com o intuído de comprovar a formação das fases, para isso, foi utilizada o Difração de Raios-X, a Espectroscopia na região do Infravermelho e o Raman. Dessa forma, foi possível comprovar a formação das fases cristalinas e que as bandas das ligações concordaram com a literatura para as fases sintetizadas, assim, as amostras seguiram para fase de testes. Por fim, deve-se agradecer ao CNPq por financiar este trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lopes Franco, M., Valério Chaves, A., & Basilio Almeida Fechine, P. (2021). SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE BIOSILICATOS DE CÁLCIO DOPADOS COM ZIRCÔNIA E ESTRÔNCIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1764. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74887
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.