TRABALHANDO COM A RÁDIO E O PODCASTING: UM ITINERÁRIO PARA O GÊNERO CONTO DE MISTÉRIO
Resumen
Enquanto o rádio revolucionou o início do século XX, o podcasting vem revolucionando o século XXI. Pode-se dizer que o podcasting derivou-se do rádio, porém a forma como hoje ambas as mídias se apresentam e se constroem é diferente. Além disso, as práticas de linguagem vistas por meio dessas duas mídias, as quais utilizam da difusão sonora como base, mostram-se como uma grande potência dentro das aulas de língua portuguesa, o que revela a necessidade de metodologias que abarquem essas mídias de modo a cooperar para a construção do saber dos educandos das escolas de nível básico. A partir do conceito de Tradição Discursiva (OESTERREICHER, 2002; KABATEK, 2003; CASTILHO, ANDRADE, GOMES, 2018), buscamos com este trabalho abordar a historicidade dos textos de modalidade oral veiculados pelas mídias rádio e podcasting, especificamente o gênero Conto de mistério, e, a partir de proposições de itinerários didáticos pautados nos quatro eixos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – leitura/escuta, produção textual (escrita e multissemiótica), oralidade e análise linguística/semiótica –, verificar as possíveis dimensões ensináveis, em termos linguístico-discursivos, dos elementos composicionais e multimodais do gênero escolhido. Por fim, as atividades produzidas com esta pesquisa se apresentam como uma possibilidade a mais para os professores de língua portuguesa abordarem as mídias rádio e podcasting dentro de parâmetros exigidos pela BNCC e através da metodologia dos itinerários. Agradecemos imensamente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFC (PIBIC/UFC), sem o qual esta pesquisa não poderia ser desenvolvida.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Leonardo Souza Arcenio, D., & Suely Zavam, A. (2021). TRABALHANDO COM A RÁDIO E O PODCASTING: UM ITINERÁRIO PARA O GÊNERO CONTO DE MISTÉRIO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1780. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74903
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.