TRADUÇÃO E MÉTODO COMUNICATIVO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA.
Resumo
Com exceção das escolas de ensino público, os chamados “cursos livres” têm, em sua maioria, trabalhado a abordagem comunicativa para o ensino de inglês LE, em que se coloca como foco principal o desenvolvimento da competência linguística do aprendiz (ALMEIDA FILHO, 2013). Neste mesmo contexto a tradução apareceu, posteriormente, como uma possível “quinta habilidade” (BEZERRA, 2014) para o ensino/aprendizado de uma língua estrangeira, mas esbarra em um legado mal interpretado oriundo da metodologia Gramática-Tradução, no qual a tradução possuía destaque. A tradução passou a ser apresentada, a partir daí, como um empecilho ao alcance da competência comunicativa e foi relegada a um segundo plano, já que seus opositores apontavam-na como “não natural” ou alegavam que ela “evita que os alunos pensem na língua estrangeira” (MALMKJAER, 1986 apud FERREIRA, 2008). Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma discussão sobre o papel da tradução no atual método comunicativo, levantando as principais problemáticas sobre o uso da tradução nesta abordagem e apresentando exemplos de como a habilidade tradutória pode ser fomentada e utilizada produtivamente no ensino de LE. Para estabelecer a discussão, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema, que abrange desde a história do ensino de Inglês no Brasil até as perspectivas para esta “quinta habilidade” no contexto do ensino de Inglês como LE nos dias atuais. Ademais, o bolsista agradece o apoio da equipe do Projeto LETRARE e à Pró-Reitoria de Relações Internacionais - PROINTER por possibilitar a realização deste trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Bruno Pereira Domingos, R., & Costa Fortier Silva, D. (2021). TRADUÇÃO E MÉTODO COMUNICATIVO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1784. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74907
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.