TRADUÇÃO E MÉTODO COMUNICATIVO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA.

Autores/as

  • Rafael Bruno Pereira Domingos
  • Diana Costa Fortier Silva

Resumen

Com exceção das escolas de ensino público, os chamados “cursos livres” têm, em sua maioria, trabalhado a abordagem comunicativa para o ensino de inglês LE, em que se coloca como foco principal o desenvolvimento da competência linguística do aprendiz (ALMEIDA FILHO, 2013). Neste mesmo contexto a tradução apareceu, posteriormente, como uma possível “quinta habilidade” (BEZERRA, 2014) para o ensino/aprendizado de uma língua estrangeira, mas esbarra em um legado mal interpretado oriundo da metodologia Gramática-Tradução, no qual a tradução possuía destaque. A tradução passou a ser apresentada, a partir daí, como um empecilho ao alcance da competência comunicativa e foi relegada a um segundo plano, já que seus opositores apontavam-na como “não natural” ou alegavam que ela “evita que os alunos pensem na língua estrangeira” (MALMKJAER, 1986 apud FERREIRA, 2008). Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma discussão sobre o papel da tradução no atual método comunicativo, levantando as principais problemáticas sobre o uso da tradução nesta abordagem e apresentando exemplos de como a habilidade tradutória pode ser fomentada e utilizada produtivamente no ensino de LE. Para estabelecer a discussão, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema, que abrange desde a história do ensino de Inglês no Brasil até as perspectivas para esta “quinta habilidade” no contexto do ensino de Inglês como LE nos dias atuais. Ademais, o bolsista agradece o apoio da equipe do Projeto LETRARE e à Pró-Reitoria de Relações Internacionais - PROINTER por possibilitar a realização deste trabalho.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Bruno Pereira Domingos, R., & Costa Fortier Silva, D. (2021). TRADUÇÃO E MÉTODO COMUNICATIVO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1784. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74907

Número

Sección

XL Encontro de Iniciação Científica