TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA E ENZIMÁTICA DE PRODUTOS NATURAIS COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DE NOVOS FÁRMACOS
Resumo
Apesar dos avanços nas tecnologias de descoberta de novos medicamentos, os produtos naturais ainda são uma fonte importante na busca de novos agentes terapêuticos. Os metabólitos secundários de plantas exibem uma grande variedade de estruturas químicas e atividades biológicas, sendo muito estudados/utilizados para o desenvolvimento de novos fármacos. Com o objetivo de aumentar o sucesso deste processo, a obtenção de derivados semissintéticos é uma estratégia usada para torná-los agentes clínicos eficazes, diminuindo sua toxicidade e/ou potencializando sua ação e possibilitando estudos da relação estrutura/atividade. Neste projeto foi utilizado as flores de Moringa oleifera como fonte do metabólito secundário 4-(4’-O-acetilα-L- raminosiloxi) benzilisotiocianato para ser utilizado como substrato na obtenção de novos derivados semissintéticos. Nesta primeira etapa do projeto foram realizadas 5 coletas de flores de M. oleifera em locais diferentes e em dois períodos do ano. Foi obtido o extrato clorofórmio do material coletado, verificado a presença do 4-(4’-O-acetil-α-L- raminosiloxi) benzilisotiocianato por cromatografia em camada delgada (CCD) e o isolamento por cromatografia em coluna aberta (CCA) deste metabólito. Foram isolados ao total 1,50 gramas do isotiocianato. Esse metabólito secundário isolado e purificado foi utilizado como substrato em duas transformações químicas. A primeira realizada com a dietilamina, usando uma alíquota de 30 mg, resultou no produto de acoplamento ISTN-1 inédito na literatura, com rendimento de 65%. A segunda parte do substrato foi utilizada para obtenção do derivado da isoniazida (MCD-7), com 85% de rendimento, já sintetizado anteriormente em laboratório e utilizado em ensaios de atividade analgésica. O trabalho em vigor foi realizado com o apoio e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Pinheiro Lucas Xavier, I., Geraldo Barbosa, F., José Alves da Silva Filho, C., Augusto Carneiro de Oliveira, J., & Mafezoli, J. (2021). TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA E ENZIMÁTICA DE PRODUTOS NATURAIS COMO ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO DE NOVOS FÁRMACOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1789. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74912
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.