TROMBOSE DE VEIA JUGULAR INTERNA APÓS ESVAZIAMENTO CERVICAL - ANÁLISE ESTATÍSTICA
Resumo
JUSTIFICATIVA E OBJETIVO: Trombose de veia jugular interna (VJI) em pacientes submetidos a esvaziamentos cervicais é encontrada em alta incidência nos estudos existentes. Existem poucos estudos prospectivos acerca do tema foram realizados, nenhum destes brasileiro, o que demonstra a necessidade de dados relativos a essa temática. Objetiva-se analisar a incidência de trombose VJI em esvaziamentos cervicais e identificar os fatores envolvidos nesse evento. METODOLOGIA: Estudo prospectivo do tipo corte e de natureza observacional que acompanhou 48 pacientes com diagnóstico de câncer em cabeça e pescoço e que seriam submetidos a esvaziamentos cervicais com manuseio da VJI. Esses pacientes foram submetidos a avaliação da patência dos vasos antes e 30 dias após o procedimento por meio de TC de pescoço e ultrassonografia com Doppler. Os dados foram registrados em formulário estruturado. Todos os pacientes consentiram com o estudo através de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o estudo foi submetido e aprovado pelo comitê de ética do Hospital Universitário Walter Cantídio. RESULTADOS: Dos 48 pacientes incluídos no estudo, 5 tinham sinais de trombose de VJI na avaliação pós-operatória. Não foi encontrada trombose venosa aguda, apenas sinais de eventos trombóticos já resolvidos. O diagnóstico mais comum entre os pacientes que tiveram o evento trombótico foi CEC (80%), seguido de melanoma (20%). Dentre os dados analisados, foi observada relevância estatística no estadiamento N, em que todos os 5 pacientes com trombose de VJI tinham tumores estadiados como N2 (p=0,004) e no extravasamento capsular dos linfonodos acometidos, sendo observado em 4 (80%) desses 5 pacientes (p=0,047). CONCLUSÃO: Diante dos dados apresentados e da escassa literatura brasileira acerca da incidência de trombose em VJI em pacientes submetidos a esvaziamento cervical em operações de cabeça e pescoço, se faz importante a apresentação de dados científicos acerca desse evento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.