UMA REVISÃO DA UTILIZAÇÃO DE LÍQUIDOS IÔNICOS PRÓTICOS EM SISTEMAS AQUOSOS BIFÁSICOS EM DIFERENTES PROCESSOS
Resumo
Devido a impossibilidade de acesso aos laboratórios para a realização das atividades experimentais previstas no projeto inicial, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o mesmo tema para a elaboração de um Review. Este estudo tem por objetivo trazer embasamento teórico/prático para projetos futuros envolvendo Líquidos Iônicos Próticos (LIPs). Os LIPs são solventes altamente adaptáveis com muitas aplicações potenciais. Esse trabalho consistiu no estudo das principais aplicações de LIPs por meio de Sistemas Aquosos Bifásicos (SAB). O SAB é um processo de extração líquido-líquido promissor como uma alternativa limpa para os sistemas tradicionais de extração orgânica-água. A utilização de SAB para extração usando LIPs tem gerado grande interesse nos setores industriais, tais como de cosméticos, farmacêuticos e indústria química, bem como na área acadêmica. Nessa perspectiva, esse destaque se deve às suas propriedades químicas e físicas personalizáveis, estabilidade, segurança e, o mais importante, a possibilidade de fornecer separações de maior rendimento de compostos descarte e reciclagem de solvente para reduzir os custos financeiros e ambientais da fabricação em grande escala. Assim, nesse trabalho foram estudados e compilados diversos artigos internacionais com dados de diferentes sistemas incluindo LIPs nos últimos 10 anos. O Review produzido por esse estudo irá contribuir com a comunidade científica, e está sendo submetido para a publicação em uma revista internacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Azevedo Aguiar, S., Saraiva de Santiago Aguiar, R., Ângelo Costa da Silva, R., & Saraiva de Santiago Aguiar, R. (2021). UMA REVISÃO DA UTILIZAÇÃO DE LÍQUIDOS IÔNICOS PRÓTICOS EM SISTEMAS AQUOSOS BIFÁSICOS EM DIFERENTES PROCESSOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1816. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74939
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.