VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO POR ESPECTROFOTOMETRIA PARA QUANTIFICAÇÃO DA CURCUMINA
Resumo
Introdução: A curcumina é um pigmento extraído da espécie vegetal Curcuma longa, que apresenta baixa solubilidade em água, é fotossensível e possui propriedades anticangerígena, anti-inflamatória e antioxidante. Nesse contexto, visando garantir a qualidade da aplicação dessa substância na área da saúde, se faz necessário realizar a validação do método analítico para quantificação da curcumina, oferecendo maior segurança e confiabilidade dos resultados. Objetivo: Validar um método analítico espectrofotométrico para a quantificação da curcumina. Método: A solução estoque foi preparada utilizando-se 10mg de curcumina em 10mL de metanol, e em seguida filtrada em PTFE 0,45 micras. A partir dela, preparou-se solução intermediária, com concentração de 100microgramas/mL, a fim de obter posteriores diluições com concentrações entre 0,75microgramas/mL e 6,0microgramas/mL, feitas em triplicata. As leituras foram realizadas no espectrofotômetro, com comprimento de onda de 424 nm. Seguiu-se recomendações da RDC 166/2017 da ANVISA, no qual avaliaram-se fatores como linearidade do método, precisão e exatidão, assim como os limites de detecção (LOD) e de quantificação (LOQ). Resultados: A absorbância obtida foi proporcional à concentração, no qual a equação da reta apresentou valores igual a y = 0,1331x + 2,2E-03 com R2= 0,999, mostrando que o método é linear e está de acordo com a Lei de Lambert-Beer. Os parâmetros para os limites de detecção e quantificação foram de 0,07microgramas/mL e 0,21microgramas/mL, respectivamente. Além disso, o desvio padrão relativo para o método espectrofotométrico foi inferior a 5% em todos os pontos, mostrando uma maior reprodutibilidade dos valores. Por fim, a exatidão (recuperação) do método foi de 95,1 a 101,8%. Conclusão: Pode-se concluir que o método utilizado para a quantificação da curcumina, a partir da espectrofotometria, é linear, exato e preciso na faixa de trabalho e poderá ser aplicado em estudos para quantificação da curcumina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.