VARIAÇÃO LEXICAL NO CAMPO SEMÂNTICO DE CRENÇAS E RELIGIÕES NO PORTUGUÊS POR FALANTES DOS PALOP E DO TIMOR-LESTE.
Resumo
Tratando-se da relação entre língua e sociedade, observa-se no sistema linguístico a variedade comum à diversidade de povos e de culturas. Com base nisso, este trabalho tem por objetivo estudar a variação lexical, em língua portuguesa, no campo semântico sobre crenças e religiões por estudantes dos PALOP e do Timor-Leste. Para isso, baseamo-nos na Sociolinguística Quantitativa (LABOV, 1972; 1974; 1982; 1994) e na Geolinguística (CARDOSO; 2010), para descrever e analisar as variantes lexicais usadas pelos entrevistados como resposta às perguntas “O que certas pessoas fazem para prejudicar alguém e botam, por exemplo, nas encruzilhadas?" e “O objeto que algumas pessoas usam para dar sorte ou afastar males é?”. Para tanto, trazemos para a discussão pesquisas que estudam esse campo lexical no Português Brasileiro, tais como Santos (2019), Dias e Oliveira (2020), Costa (2021), a fim de compararmos a categorização dos conceitos em relação às unidades semântico-lexicais. No que se refere à metodologia, utilizamos como corpus de nosso estudo as entrevistas do Projeto O Português falado nos Países Africanos de Língua Portuguesa e no Timor-Leste e utilizamos como variáveis de análise os fatores sociais sexo (masculino e feminino), país de origem (Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Cabo Verde e Timor Leste) e tempo de estada no Brasil (até seis meses e mais de seis meses). Como resultados iniciais, observamos um alto número de variantes, o que, além de evidenciar uma grande alternância de resultados, parece refletir o papel da religiosidade na propagação na língua portuguesa nesses países.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Reinaldo Santos do Nascimento, R., Almeida Ribeiro, M., & Elias Soares, M. (2021). VARIAÇÃO LEXICAL NO CAMPO SEMÂNTICO DE CRENÇAS E RELIGIÕES NO PORTUGUÊS POR FALANTES DOS PALOP E DO TIMOR-LESTE. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1848. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74971
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.