WORKSHOP DE GEODESIGN: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA
Resumo
Este trabalho é resultado da participação no workshop "Trees for Metropolitan Regions" do International Geodesign Collaboration (IGC), a pesquisa foi desenvolvida para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com objetivo de aumentar as áreas verdes para incremento de 30% de Crédito de Carbono (CC) até 2050. Durante o workshop desenvolvemos uma pesquisa metodológica que resultou em um roteiro para posterior aplicação da modelagem da informação, o que melhorará a precisão na realização e avaliação das metas pré-estabelecidas. Seis etapas metodológicas permitiram uma seleção de dados posterior modelagem paramétrica: 1. Enriquecimento da leitura e definição do conceito de planejamento; 2. Divisão da região metropolitana em Unidades de Paisagem (UP); 3. Seleção de amostras para cada UP; 4. Proposta de soluções inovadoras; 5. Projeto para o incremento de CC através da conservação, expansão e criação de áreas verdes; 6. Avaliação da geração de CC e feedback. Para a quinta etapa, três cenários futuros foram projetados, em 2035 e 2050: o tradicional, o de adoção tardia e o de adoção prematura. A replicação de áreas verdes projetadas de amostras para suas respectivas LU resultou em um aumento total de 33,19% do CC para o cenário tradicional, 44,29% para o de adoção tardia e 87,71% para o de adoção prematura, todos para 2050. A modelagem da informação, utilizando os parâmetros identificados neste trabalho, pode rever, acelerar e melhorar estes resultados. Esta melhoria será observada quando a precisão do reconhecimento das amostras crescer para indicar amostras menores facilitando o feedback entre escalas. Com oportunidades e recursos para processamento de dados, a modelagem de informação permite o projeto de amostras em microescala para feedback do planejamento regional, o que leva a objetivos adaptativos e ao desenvolvimento de uma ferramenta valiosa para integração entre múltiplas escalas através da Modelagem de Informação da Paisagem (LIM).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Ully Diogo Castro, A., Pimentel Guedes, J., Rangel Oliveira, M., Cavalcante Teixeira Lima, E., Beatriz Duarte Maia, A., & Celio Becker de Moura, N. (2021). WORKSHOP DE GEODESIGN: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1867. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74990
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.