A CATEGORIA DO DEMONÍACO EM KIERKEGAARD
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar a categoria do demoníaco segundo o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard (1813-1855). O demoníaco, desprovido de uma acepção que designa a mera manifestação do mal, surge, tal como em parte os gregos o entendiam (daímon - δαίμων), como momento do espírito na relação do homem consigo mesmo. A consciência da indeterminação da existência tem diante de si a multiplicidade infinita de possibilidades de concretização do existir humano. Na desafiadora tarefa determinar seu existir, o indivíduo luta por si mesmo em toda a expansão da liberdade. Na origem dessa empreitada, na qual se relacionam alma e corpo visando a síntese na constituição do espírito, não há uma realidade interior, isto é, não há um eu, pois a realidade projetada pelo espírito é apenas um nada angustiante. No seio da busca por determinação, o indivíduo se lança num movimento de transcendência dialeticamente auto limitante, mas cuja elasticidade não deixa de afastar o limite para longe de si. O demoníaco é o reconhecimento, na finitude, do efeito infinito que a consciência pode produzir, de modo que o indivíduo vislumbre a si mesmo como absoluto na expansão máxima da própria liberdade. A revelação de si mesmo no interior das contradições entre finito e infinito, possibilidade e necessidade, indica que o demoníaco é abertura, no sentido de que o indivíduo transcende a si mesmo no ato de se determinar, mas também fechamento, na medida em que o indivíduo se coloca involuntariamente como um possível a ser fixado na esfera de uma indeterminação desviante, parcial ou totalmente absoluta. Assim, o demoníaco, como aprofundamento da interioridade, mantém-se na correlação das determinações éticas, uma vez que são sentidas concretamente no ato de existir, com a determinações metafísicas, visto que, na transcendência, o indivíduo contempla a possibilidade de se tornar transparente a si próprio, ainda que o desespero lhe mostre o vazio da impossibilidade de tal empreendimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Robson Alves da Silva, C., & Costeski, E. (2021). A CATEGORIA DO DEMONÍACO EM KIERKEGAARD. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1883. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75006
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.