A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO
Resumo
Devido à pandemia de COVID-19, a Universidade Federal do Ceará (UFC), divulgou em julho de 2020, o Plano Pedagógico Emergencial (PPE), orientando que todas as disciplinas dos cursos fossem ofertadas por meio do Ensino Remoto. Assim posto, este trabalho objetivou discutir sobre as metodologias e recursos digitais utilizados durante a formação inicial do pedagogo na disciplina do ensino de Matemática do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, semestre 2021.1. A pesquisa foi do tipo exploratória descritiva com abordagem qualitativa e utilizou a observação participante como técnica para coleta de dados registrada previamente em um diário de campo e com prints da tela do computador durante as atividades realizadas nas aulas, além de dois questionários, um para avaliação inicial e o outro para avaliação final. Foram realizadas aulas síncronas, via webconferência e atividades assíncronas, utilizando a plataforma SIGA A, com fóruns, vídeoaulas e questionários online. Também foi formado um grupo no Whatsapp a fim de facilitar a comunicação estudantes-monitora-professora. Observou-se que a professora adotou a metodologia Sequência Fedathi (SOUSA, 2013), assim como estratégias ativas de aprendizagem, sempre subsidiadas por ferramentas digitais, tais como: o software Kahoot!, o aplicativo Fazendinha, o Wordwall, com o jogo da forca, planificação no geoplano e tangram online, entre outros. Constatou-se que com as metodologias, recursos e ferramentas digitais adotados, houve um crescimento no interesse das estudantes pela matemática, assim como a compreensão dos conteúdos explicitados nas respostas das estudantes aos questionamentos da professora. Concluiu-se que a formação do pedagogo no ensino de matemática pode alcançar resultados positivos, mesmo remotamente, desde que sejam utilizados recursos e metodologias apropriadas que estimulem no estudante, o seu raciocínio lógico, criatividade e autonomia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Giffoni De Carvalho, E. de F., Araújo Primo, J., José Costa dos Santos, M., & Santos Cerqueira, G. (2021). A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NO ENSINO DE MATEMÁTICA DURANTE O ENSINO REMOTO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1907. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75030
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.