A PRODUÇÃO DE PODCASTS EM UNIVERSIDADES DO NORDESTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Resumo
O presente estudo analisa a produção de podcasts em universidades nordestinas que abordam em seus episódios a pandemia do novo coronavírus. Diante da obrigatoriedade do distanciamento social para evitar a propagação da covid-19, as universidades passaram a trabalhar de forma remota a partir de março de 2020. Para se manterem ativas e fiéis a compromisso de promoção da divulgação de científica, as universidades de todo País passaram a investir em podcasts, produto de áudio disponível sob demanda em plataformas digitais. Uma mostra da popularização que mídia sonora obteve nesse período é a cartografia dos podcasts universitários no contexto da covid-19, realizada por este autor e outros três pesquisadores (CHAGAS, L; MUSTAFÁ, I; VIANA, L; BALACÓ, B. 2020). No levantamento, foram mapeadas 63 produções em todo País, sendo 22 de instituições de ensino do Nordeste, o que equivale a 34,6% do total. Ao lançar um olhar sobre esse recorte, observamos que a produção regional está concentrada em duas universidades: UFPE (7) e UFC (6), impulsionadas por produções ligadas à área de Comunicação dessas instituições, sejam através de projetos de extensão, grupos de pesquisa e em rádios universitárias. Quanto ao formato, a maioria dos podcasts se enquadra como informativo/jornalístico. Concluímos que tais iniciativas desempenham papel de relevância no cenário nacional, pelo engajamento no combate à desinformação, além de ajudarem a preencher os vazios noticiosos presentes em muitas dessas regiões.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Anderson Ferreira BalacÓ, B., & Erica de Oliveira Lima, M. (2021). A PRODUÇÃO DE PODCASTS EM UNIVERSIDADES DO NORDESTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1930. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75053
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.