A SEQUÊNCIA FEDATHI E O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE DA FACED/UFC
Resumo
No contexto pandêmico, o distanciamento social fez com que o ensino fosse adaptado ao ensino híbrido e/ou ensino remoto e os professores tiveram que integrar as tecnologias digitais ao contexto escolar sem uma base formativa e técnica adequadas. Esse resumo é um recorte de uma pesquisa que investiga como o uso das tecnologias digitais e a Sequência Fedathi podem contribuir para a formação docente. A metodologia utilizada é qualitativa e exploratória, com análise de referências bibliográficas e observação das interações nas aulas remotas e ambientes virtuais de aprendizagem, procurando entender como a SF e as tecnologias contribuem para o processo de formação dos pedagogos. O objetivo geral é investigar o processo de formação de docentes no contexto do uso das novas tecnologias e contributos da Sequência Fedathi dentro da Faculdade de Educação. A SF procura que a relação professor e aluno seja vista de forma igualitária, realizando uma formação que não seja restrita à memorização de conteúdo. Libâneo (2010) diz que os pesquisadores da educação buscam práticas pedagógicas que efetivamente contribuam para a formação de sujeitos e identidades. Nos resultados da pesquisa, os sujeitos discorrem sobre aspectos relevantes para a formação como a autonomia, as discussões para construir os conhecimentos, o uso das interfaces digitais, o acesso aos ambientes virtuais, à criação de material, mas também falam sobre as dificuldades no uso do AVA e estranhamento inicial. Conclui-se que a continuidade desta pesquisa é pertinente para um novo olhar na formação docente, pois por meio da análise do ambiente virtual Moodle e da observação das aulas remotas, entende-se que a SF e o uso das tecnologias podem ser aliados para a formação de um professor reflexivo e cada vez mais atento ao mundo tecnológico, que faz uso de jogos educativos, softwares educacionais, favorecendo a autonomia de seus alunos. Dar-se-á seguimento aos estudos em torno desta temática relevante para formação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alves Soares de Souza, T., & Lis de Maria Martins Torres, A. (2021). A SEQUÊNCIA FEDATHI E O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE DA FACED/UFC. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1935. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75058
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.