AFETIVIDADE EM CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS
Resumo
A compreensão dos afetos gera a possibilidade de se pensar em desejos, temporalidade, movimentações socioculturais, de forma que a representação de sentimentos e emoções se construam através de reações de prazer e desprazer, assim como fenômenos afetivos intensos (SAWAIA, 2009). Este projeto de dissertação tem como objetivo analisar a forma como os professores universitários, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFCO), sentem em relação ao ambiente da Universidade, em contexto de Pandemia de COVID-19. A base teórica desse estudo alicerça-se nos estudos de Espinoza (2005); Vygotsky (1991); Sawaia (2009); Lynch (2010); Bonfim (2010), A metodologia ancora-se na abordagem qualitativa com um estudo do tipo exploratório. A pesquisa alicerça-se na abordagem qualitativa. Chizzotti (2003. p. 221), aponta que o estudo qualitativo “implica uma partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa, para extrair desse convívio os significados visíveis e latentes que somente são perceptíveis a uma atenção sensível”. A partir da compreensão das categorias da Afetividade e Estima de Lugar serão realizados os procedimentos de: 1) aplicação de um questionário e; 2) de instrumento inspirado no Instrumento Gerador dos Mapas Afetivos (IGMA) e; 3) a produção de narrativas pelos professores acerca de sua rotina profissional e modos de trabalho. Pressupõe-se que os participantes possam identificar os afetos e refletir sobre a relação entre a afetividade e o ambiente de trabalho, possibilitando assim maior qualidade em suas produções pessoais e profissionais.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Fernandes Farias, N., Rocha Coelho, M., & Aurea Cruz Bonfim, Z. (2021). AFETIVIDADE EM CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1950. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75073
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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