ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA QUANTO À PUBLICIDADE E OBESIDADE INFANTIL
Resumo
Introdução: A obesidade infantil é uma adversidade que tem como um de seus vetores a publicidade, de caráter agressivo e exploratório, que estimula uma mentalidade consumista em crianças, mais vulneráveis a essa exposição, com repercussão na saúde dessas. Objetivo: Compreender a percepção dos estudantes de medicina acerca do impacto da publicidade na obesidade infantil, além de analisar suas propostas de intervenção voltadas à problemática no âmbito da formação acadêmica. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória desenvolvida por discentes do curso de Medicina da UFC, no módulo de ABS 3. Após preenchimento do TCLE, a coleta de dados se deu por meio de questionário semiestruturado, através de aplicativos de conferência, e de formulários via “Google Forms”, para identificação sociodemográfica dos entrevistados. Resultados: Unanimemente os 16 estudantes entrevistados reconheceram a relevância da relação entre publicidade e obesidade infantil, bem como apontaram questões de ordem social, psicológica e estrutural que a atravessam, como a inserção social da criança dependente do consumo de ultraprocessados e sua vulnerabilidade aos apelos das propagandas. No entanto, todos os participantes revelaram não terem sido contemplados de forma aprofundada sobre a temática em nenhum momento e tampouco foi observado incremento sensível em seu entendimento ao longo do curso. Por fim, os estudantes apresentaram alternativas acadêmicas, múltiplas e atentas à interdisciplinaridade: observância da responsabilidade profissional, esclarecimento das famílias, adição na grade curricular de disciplinas optativas e ministração de cursos nas disciplinas de ABS e DP. Conclusão: A presente pesquisa atesta uma demanda universitária, cujo atendimento urge a formulação de mais pesquisas sobre o tema, a fim de aperfeiçoar as respostas da universidade às demandas sociais emergentes e tensionar o debate acadêmico em prol de uma compreensão de saúde mais ampliada e multifacetada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Pires Lima, W., Antônio Soares de Sousa, J., Nathanael Menezes Ferreira, J., Marsicano de Brito Alexandria, N., Freire Appio, A., & Maria Tavares Machado de Aquino, M. (2021). ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA QUANTO À PUBLICIDADE E OBESIDADE INFANTIL. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1960. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75083
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.