ANÁLISE DE CONSIGNAS EM MATERIAL DIDÁTICO PARA AULAS REMOTAS DE INGLÊS PARA CRIANÇAS

Autores

  • Livia de Sousa Lima
  • Eulalia Vera Lucia Fraga Leurquin

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), ancorado na epistemologia e nas metodologias de análise basilares dessa teoria, especialmente nos estudos de Bronckart (1999; 2006; 2012), bem como nas discussões sobre as capacidades de linguagem em Dolz, Pasquier e Bronckart (1993), Dolz (2015) e nas definições de consigna construídas a partir de Bronckart, Bulea e Fristalon (2004) e, mais aprofundado, nas pesquisas de Riestra (2008) e de Zakhartchouk (2016). Dado o contexto de ensino, são relevantes também as contribuições de estudos sobre aulas remotas, em Leurquin (2020). Para a pesquisa em nível de mestrado, foram realizadas análises das consignas do material didático utilizado no ensino de inglês para crianças de um programa bilíngue em uma escola particular da cidade de Fortaleza, com o intuito de promover reflexões a respeito da adequação de tais consignas para o alcance dos objetivos de aprendizagem, sobretudo no que concerne à finalidade educacional de desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos sob a perspectiva do bilinguismo. Para tanto, foram escolhidas consignas do livro didático destinado ao público composto por crianças de quatro anos de idade. Por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter explicativo, os resultados obtidos apontam inadequações, especialmente para uma deficiência na contextualização das consignas e na adequação ao público-alvo. Por fim, observa-se que a mediação do professor se faz indispensável de uma maneira mais profunda, apontando para a necessidade de busca por preencher as lacunas deixadas pelas deficiências das consignas do material e adaptar sua prática para melhor desenvolvimento das capacidades de linguagem pelas crianças, o que inclui a utilização de recursos multimodais distintos daqueles apresentados no livro e a elaboração de materiais complementares, a fim de que os objetivos de aprendizagem propostos possam ser alcançados pelos alunos.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Lima, L. de S., & Vera Lucia Fraga Leurquin, E. (2021). ANÁLISE DE CONSIGNAS EM MATERIAL DIDÁTICO PARA AULAS REMOTAS DE INGLÊS PARA CRIANÇAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1965. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75088

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação