ANCESTRALIDADE JUDAICA: O PASSADO COLONIAL NAS FIGURAÇÕES FAMILIARES DO SERTÃO CEARENSE
Resumo
A presente pesquisa propõe um estudo historiográfico, sociológico sobre o processo de formação de algumas famílias da região metropolitana de Sobral no Ceará, tendo como recorte temporal, século XVIII. O desenvolvimento da abordagem converge para um núcleo temático cujo eixo tem como cerne a investigação da realidade social e cultural dos descendentes de Cristãos-novos perseguidos pelo Tribunal Inquisitorial instituído na Península Ibérica no século XVI. Para realização desta pesquisa buscaremos desvelar questões que envolvam a memória histórico-cultural judaica de certas famílias cearenses e as possíveis influências dessa origem, sobretudo para a produção imagética judaica na realidade investigada, a partir de um passado ora lembrado nos relatos dos entrevistados; buscar-se-á compreender o significado e razão dados pelo grupo sobre certos usos e costumes expressados; sob que valores e crenças os descendentes fundamentam a história de seus ancestrais cristãos-novos; entender melhor como os discursos se formam, visto que o indivíduo é situado historicamente, é importante conhecermos sua história, o que produz o antissemitismo e a forma como é praticado; analisar fatos que orientam, fomentam a ojeriza e o estigma institucionalizado contra o judeu, cristão-novo. Sabemos que não se pode recuperar as coisas como eram, mas é revolucionário poder expressar que foi um erro e foi inaceitável, assim como o simples ato de comunicar um fato guardado nos subterrâneos da história, torna-se igualmente importante pelo conhecimento de parte da formação do Brasil colonial, região nordeste, especialmente a região metropolitana de Sobral no estado do Ceará, a partir de um eixo temático ainda pouco estudado e debatido pela comunidade acadêmica e desconhecido por grande parcela da população brasileira. Quando temos o poder de reparar uma injustiça, devemos fazê-lo para que o ciclo rompa, caia no desuso, reinicie e se ressignifiqueDownloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Ednanda Rodrigues Lopes, M., & Borges Leao, A. (2021). ANCESTRALIDADE JUDAICA: O PASSADO COLONIAL NAS FIGURAÇÕES FAMILIARES DO SERTÃO CEARENSE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1979. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75102
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.