ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIA+ NA ATENÇÃO BÁSICA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Resumo
O presente trabalho é um desdobramento de um projeto de pesquisa em construção que tem como objetivo desenvolver uma pesquisa de doutorado voltada para o assunto da atenção em saúde ofertada a pessoas LGBTQIA+ na Atenção Básica (AB) do SUS. O Brasil apresenta altos índices de violência contra pessoas LGBTQIA+, que persistem apesar de alguns avanços recentes com relação aos direitos dessas pessoas. No campo da saúde, especificamente, foi lançada a Política Nacional de Saúde Integral de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transsexuais, em 2013. O projeto de pesquisa em construção, objetiva analisar como profissionais de saúde da AB do SUS compreendem orientações sexuais e identidades de gênero que estão à margem da cisheteronorma, e como se dão as vivências de pessoas LGBTQIA+ que buscam o SUS. Trata-se de pesquisa-intervenção, à luz do ethos da cartografia. Pretende-se realizar a pesquisa com profissionais da AB e usuários do SUS que se identifiquem como pessoa LGBTQIA+ e que já tenham sido atendidos em alguma ocasião por profissionais da AB, a partir de entrevistas semiestruturadas, observação participante e produção de diários de campo e espaços formativos quanto a temática da LGBT+fobia, da diversidade de gênero e sexualidade. A partir de uma revisão de literatura inicial, contatou-se que o Brasil continua enfrentando desafios no que diz respeito à construção de formas de enfrentamento das inúmeras violências cometidas contra pessoas LGBTQIA+ no campo da saúde, e continuam existindo dificuldades na comunicação com profissionais da saúde, vivências de discriminação e estigmatização e barreiras no acesso aos serviços de saúde. Torna-se evidente a necessidade de se construir discussões sobre a atenção a saúde da população LGBTQIA+ e as implicações da LGBT+fobia na atenção em saúde prestada a essa população no SUS, partindo-se da compreensão do contexto brasileiro, marcadamente LGBT+fóbico, e da saúde como direito fundamental de todo e qualquer cidadão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lima Gurgel, L., & Paulo Pereira Barros, J. (2021). ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIA+ NA ATENÇÃO BÁSICA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1999. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75122
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.