AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FARMACOQUÍMICO ANTIVIRAL DO ÓLEO ESSENCIAL DE MARMELEIRO-PRETO (CROTON SONDERIANUS MULL. ARG.) QUIMIOTIPO II ORIUNDO DO SERTÃO CEARENSE.
Resumo
Introdução: O marmeleiro-preto (Croton sonderianus Mull. Arg.) é um vegetal da Caatinga, usado na medicina popular em afecções gastrointestinais e uterinas. Oito quimiotipos desta planta são identificados na região Nordeste e as investigações pré-clínicas com o óleo essencial (OE) revelam potencial antinociceptivo, anti-inflamatório e gastroprotetor. As infecções virais são consideradas problemas de saúde recorrentes, emergentes e frequentemente são negligenciadas, portanto o desenvolvimento de novos agentes terapêuticos é indispensável neste contexto. Objetivo: Realizar a caracterização fitoquímica do OE de C. sonderianus e avaliar o potencial antiviral dos constituintes voláteis majoritários identificados. Métodos: A coleta das folhas da planta adulta foi feita entre 6:30 e 8:00h, no município de Jaguaruana-CE em julho. Posteriormente, o material botânico dessecado foi triturado (80 Kg) para extração do OE por arraste a vapor. A análise do OE foi feita por meio de cromatógrafo gasoso acoplado a detector de espectrometria de massas (CG/EM). A ferramenta PASS foi usada para predizer o potencial de atividade (PA) e de inatividade (PI) dos constituintes do OE para diferentes ações antivirais. Resultados e Discussão: Obteve-se OE de coloração azul intensa e rendimento de 4,37ml/kg. A CG/EM mostrou a presença de α-pineno (30,82), 1,8-cineol (20,82%), β-mirceno (11,73%), β-felandreno (4,19%), gama-elemene (4,08%), cariofileno (2,52%), β-pineno (2,42%), α-felandreno (1,67%), α-cubebene (1,65%), azuleno (1,48%) e p-cimeno (1,48%). Os constituintes majoritários do OE, α-pineno e 1,8-cineol, confirmaram que a espécie se tratava do quimiotipo II. O valor de PA dos compostos foi superior ao de PI para ações contra coronavírus, influenza, picornavírus, adenovírus, herpes, rinovírus e citomegalovírus. Conclusão: O OE de marmeleiro-preto proveniente de Jaguaruana-CE se trata do quimiotipo II e se mostra como um produto natural promissor na busca de novos fármacos antivirais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lima Soares, I., Augusta de Oliveira Santos, D., Miranda Sá, K., Giordane Beserra, J., Bruna da Silva, P., & Anne Medeiros Bandeira, M. (2021). AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FARMACOQUÍMICO ANTIVIRAL DO ÓLEO ESSENCIAL DE MARMELEIRO-PRETO (CROTON SONDERIANUS MULL. ARG.) QUIMIOTIPO II ORIUNDO DO SERTÃO CEARENSE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2021. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75144
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.