COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO: PRÁTICAS PSIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS CEARENSES

Autores

  • Luisa Carolina Holanda Pereira
  • Hanah Lima Amorelli Ribeiro
  • Luciana Lobo Miranda

Resumo

O objetivo da pesquisa consiste em investigar as competências socioemocionais e os efeitos de subjetivação, com base no relato das práticas dos profissionais de psicologia que trabalham na implementação de políticas públicas educacionais no Estado do Ceará. Considerando que o Ceará é um dos pioneiros na implantação das competências socioemocionais na rede pública de ensino, onde psicólogos/as operacionalizam a articulação no âmbito escolar para oferecer aos alunos este conteúdo. As habilidades socioemocionais, segundo o IAS (Instituto Airton Senna) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) são competências que, integradas ao conhecimento cognitivo, ajudam a formar cidadãos comprometidos, motivados, solidários, socialmente responsáveis e produtivos (LIMA, 2018), sendo estas baseadas no Big Five, modelo de personalidade, que distingue cinco categorias: extroversão; amabilidade, conscientização; estabilidade emocional; e abertura a novas experiências. Observamos assim as novas ordens e lógicas da escola, seu papel de preparar para a vida e o mercado de trabalho (LAVAL, 2004), compondo estratégias usadas pelo discurso e modos de subjetivação de aprisionamento do sujeito através dos documentos e das próprias práticas dos psicólogos/as. O aporte teórico metodológico da pesquisa está de um lado, centrado numa análise de inspiração arquegenealógica acerca das condições de possibilidade para a emergência de uma discursividade sobre as competências socioemocionais, baseada em documentos concebidos pelo IAS, UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a OCDE e sua relação com o campo psi, e de outro, a realização de entrevistas cartográficas com psicólogos/as encarregados na implementação dessas competências nas escolas públicas do Ceará. Como resultado inicial, temos a análise dos documentos do IAS, BNCC e OCDE, da regulação e da implementação dessa política pública no Ceará.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Carolina Holanda Pereira, L., Lima Amorelli Ribeiro, H., & Lobo Miranda, L. (2021). COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO: PRÁTICAS PSIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS CEARENSES. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2058. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75181

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação