(EM)LUTA(MENTO) POR ZÉ MARIA DO TOMÉ – DA MORTE PARA A VIDA: A FABRICAÇÃO DE UM MÁRTIR E AS LUTAS PELA MEMÓRIA, PELA HISTÓRIA E PELA VIDA NA CHAPADA DO APODÍ -CE (1987-2021)
Resumo
Esse estudo objetiva compreender a fabricação do militante Zé Maria do Tomé, enquanto mártir da terra, tomando as memórias e a produção de linguagens dos sujeitos dos movimentos sociais e do campo, professores das universidades federal e estadual do Ceará e da Pastoral da Terra da Igreja Católica, numa articulação que aborda a luta pela terra, água e vida. Assim, analisar como os diferentes segmentos sociais, educacionais, políticos e religiosos construíram e enquadraram as memórias entre o viver e o morrer na trajetória sócio-histórica de Zé Maria do Tomé. Dessa forma, a produção de imagens sobre o líder assassinato no campo, coloca em relevo as tensões vividas entre camponeses e Agronegócio, marcados por mortes e violências. As lutas lideradas por Zé Maria do Tomé versavam contra a pulverização aérea, a contaminação da água para consumo humano e animal, a expulsão dos pequenos agricultores da Chapada do Apodi e a grilagem de terras públicas no Perímetro Irrigado Jaguaribe/Apodi. Não obstante, partimos da morte para compreender a vida, já que esta constitui um marco nas experiências dos movimentos de luta por igualdade e democracia da terra. José Maria Filho, Zé Maria do Tomé, como era popularmente conhecido, foi assassinado no dia 21 de abril de 2010, com vinte e cinco tiros de pistola (ponto 40), na mesma comunidade que carrega em seu nome, o Tomé, em Limoeiro do Norte-CE. A morte de Zé Maria do Tomé ganha visibilidade nacional e internacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Meire Gomes Reges, L., & Sousa Rios, K. (2021). (EM)LUTA(MENTO) POR ZÉ MARIA DO TOMÉ – DA MORTE PARA A VIDA: A FABRICAÇÃO DE UM MÁRTIR E AS LUTAS PELA MEMÓRIA, PELA HISTÓRIA E PELA VIDA NA CHAPADA DO APODÍ -CE (1987-2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2115. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75238
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.