“EU SEI QUE VOCÊ QUER ME CURTIR, ENTÃO NÃO ME ENROLA AGORA, VEM, DÁ UM LIKE LOGO AÍ” : AS DIVERSAS FACES DO INSTAGRAM PARA A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS
Resumo
O presente resumo tem o intuito de oferecer reflexões sobre a pesquisa, em andamento, que discorre a representação e a identidade da população negra, e, em especial, das mulheres negras da página Profissionais Negros do Ceará no Instagram. A pesquisa realiza um recorte de gênero e raça que tenta compreender como esta rede social cruza textos e imagens, com outras ferramentas da plataforma como as curtidas, comentários e compartilhamentos para construir uma teia de significados sobre representação. Também foram realizadas entrevistas com as fundadoras da página e a interlocutoras que tiveram seus serviços e produtos divulgados no perfil. É uma pesquisa qualitativa, que tem por inspiração metodológica a etnografia virtual, para observar como ocorre a construção deste mosaico digital de identidades e suas representações. Tentaremos compreender a funcionalidade das hashtags, palavras-chave ou termos que proporcionam a indexação de assuntos ou discussões específicas na mídia social, e que conseguem agrupar imagens, textos e ícones que são de interesse dos seguidores que as buscam. Também utilizamos para a produção científica teóricos e teóricas, em sua maioria dos estudos decoloniais,que nos ajudaram na caminhada com seus escritos, como: Bell Hooks (2019), Stuart Hall (2014), Djamila Ribeiro (2017), Beatriz Polivanov (2013), dentre outros pesquisadores que nos ajudam a entender se intersecção entre gênero e raça elabora apontamentos importantes sobre a participação das mulheres na web.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Vicente da Silva, L., & Vidal Nunes, M. (2021). “EU SEI QUE VOCÊ QUER ME CURTIR, ENTÃO NÃO ME ENROLA AGORA, VEM, DÁ UM LIKE LOGO AÍ” : AS DIVERSAS FACES DO INSTAGRAM PARA A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2137. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75260
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.