FATORES PSICOSSOCIAIS DE RISCO FRENTE AO COMETIMENTO DE VIOLÊNCIA SEXUAL POR PARCEIROS ÍNTIMOS
Resumo
A Violência Sexual entre Parceiros Íntimos (VSPI) engloba todos os comportamentos que compreendem um ato coercitivo contra a sexualidade de um parceiro. A VSPI tende a gerar maior incidência e gravidade de consequências nas mulheres em comparação com aquelas que sofrem violências não sexuais pelos parceiros. Este estudo objetiva, portanto, analisar, em contexto brasileiro, a influência de fatores psicossociais de risco frente ao cometimento de violência sexual entre parceiros íntimos. Contou-se com a participação de 1376 homens brasileiros cis, heterossexuais, com idades entre 18 e 61 anos (M = 24,89; DP = 5,66), os quais afirmaram estar (ou terem estado) em um relacionamento íntimo com comportamento sexual. Os instrumentos utilizados foram: Questionário de Trauma Infantil (Versão Breve); Escala de Propensão à Violência contra a Mulher em Relacionamentos Íntimos; Personal and Relationships Profile (Dominance Scale); The Gender-Equitable Men Scale; e o Questionário Sociodemográfico. A efetivação desta pesquisa foi condicionada à aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará – UFC (CAAE: 47810621.2.0000.5054). A participação na pesquisa só foi realizada após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. Foram realizadas análises de correlação de Pearson e regressão múltipla. Os resultados demonstraram correlação positiva entre todas as variáveis. As variáveis aceitação de normas tradicionais de gênero, dominância e traumas na infância foram preditoras no modelo final e explicaram, conjuntamente, 27% da variância do cometimento de violência sexual por parceiro íntimo. Além disso, observa-se que a correlação entre as variáveis independentes e a variável critério foi moderada (R=0,527). Neste modelo, como esperado, a variável mais robusta foi a aceitação de normas tradicionais de gênero (β=0,439; p<0,001). O modelo apresentou índices razoáveis de ajuste, demonstrando a sua adequabilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Loren de Holanda Sousa, S., Silva Sousa, R., Negreiros de Queiroz Pereira, I., & Silva dos Santos, W. (2021). FATORES PSICOSSOCIAIS DE RISCO FRENTE AO COMETIMENTO DE VIOLÊNCIA SEXUAL POR PARCEIROS ÍNTIMOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2142. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75265
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.