FUNDAMENTOS, SUJEITOS E ELEMENTOS DO POLÍGONO FEDATHI: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE
Resumo
Compreender a dinâmica da sala de aula, independente do contexto ou da modalidade de ensino, é relevante para o desenvolvimento de mediações docentes que priorizem a construção do conhecimento dos alunos. Para isso, é necessário reconhecer os protagonistas envolvidos na tessitura da sala de aula ampliada, e analisar o papel de cada um no andamento e na construção da dinâmica supracitada, a fim de prever e antecipar ações que favoreçam o ensino e a aprendizagem. Nessa perspectiva, este artigo se propõe a apresentar e contextualizar o Polígono Fedathi, considerando as diferenças entre aparato, raciocínio, saber e conhecimento, além de explicar sobre a sala de aula ampliada e a mediação do professor a partir da metodologia de ensino Sequência Fedathi, que foca na postura do professor, possibilitando além da reflexão de sua prática a autonomia discente. Tais conceitos são utilizados pelos pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em diferentes realidades de formação de professores, práticas escolares, como também na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC. Para isto, realizamos uma pesquisa exploratória e utilizou como método a revisão bibliográfica dos conceitos presentes no Polígono Fedathi. A partir deste estudo, poderemos destacar os protagonistas, físicos ou virtuais, presentes no Polígono Fedathi.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Sales de Oliveira, S., Xavier, D. de O., Barbosa, J. de C., & Borges Neto, H. (2021). FUNDAMENTOS, SUJEITOS E ELEMENTOS DO POLÍGONO FEDATHI: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2153. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75276
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.