HISTÓRIAS PARA CONTAR: O MINIMUSEU FIRMEZA E O GESTO DE IMAGINAÇÃO MUSEAL COLETIVA
Resumo
A Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP) foi fundada em 1944 e apesar de ter encerrado as atividades em 1958, continuou influenciando outros projetos, como a criação do Minimuseu Firmeza, em 1969. O casal de artistas Nice e Estrigas, conheceu-se na SCAP, onde vivenciaram práticas de ateliê, pinturas ao ar livre, discussões de crítica da arte, entre outras atividades que implicaram em um modo de criar e compartilhar a arte de maneira coletiva. No contexto de ausência de políticas públicas para as artes, poucos espaços de exposição e de acolhimento dos artistas, eles abrem as portas da própria casa, um sítio no bairro Mondubim, periferia de Fortaleza, para criar um museu. Em um exercício de imaginação museal, que segundo Chagas (2003), alia potências poéticas e políticas, muitos artistas ajudam a compor o acervo. Era um lugar de experimentação artística e arte educação. Há uma narrativa constante sobre ele, na imprensa e em livros, atrelando-o à uma dimensão afetiva. Há espaço para o afeto em um museu? Pretende-se com essa dissertação, em andamento, refletir sobre o mundo das artes a partir dos sujeitos envolvidos neste meio, entendendo o museu como um lugar de trabalhadores da cultura. A partir de fontes, como os escritos produzidos por Estrigas, entre artigos de jornais, livros de arte e de memórias foi possível analisar os sentidos deste gesto patrimonial, alinhavando história da arte, história dos museus e do patrimônio no Ceará. O Minimuseu transformou-se em um importante lugar de encontros, discussões, crítica de arte e de memória das artes no Ceará, já que Estrigas preocupa-se em arquivar material, produzido por ele ou não, constituindo um Centro de Documentação aberto ao público. A presente pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio e Memória-GEPPM/UFC/CNPq e foi realizada com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Helena Amorim Coelho Cavalcante, L., & Gilberto Ramos Nogueira, A. (2021). HISTÓRIAS PARA CONTAR: O MINIMUSEU FIRMEZA E O GESTO DE IMAGINAÇÃO MUSEAL COLETIVA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2163. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75286
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.