“INDEPENDÊNCIA OU MORTE”: A COBERTURA DAS MANIFESTAÇÕES DE 7 DE SETEMBRO POR PARTE DAS INSTITUIÇÕES DE MÍDIA TRADICIONAL DENTRO DO YOUTUBE.
Resumo
Com a evolução dos processos tecnológicos e o barateamento das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) o modo como os consumidores de mídia se relacionam com o conteúdo sofreu grandes transformações. A cultura de convergência em associação direta à cultura participativa evidencia o papel do usuário das redes como produtor, consumidor e disseminador de novos conteúdos. É natural pensar que esse movimento também se estende dentro do campo político. E o campo de deliberação política ganha maior alcance através da internet. De olho na concorrência fomentada pela maior produção de conteúdos autorais na internet, os grandes conglomerados de mídia passam a se inserir também nas redes sociais a fim de cooptar um maior número de consumidores. Esse trabalho tem por objetivo analisar como é feita a cobertura dos eventos do dia 7 de setembro de 2021 dentro das mídias tradicionais, mais especificamente o conteúdo postado por elas em suas páginas oficiais na plataforma YouTube. Na escolha do corpus empírico foi utilizada a busca por palavras-chave como “manifestação hoje”, “Desfile 7 de setembro”, “7 de setembro”, “Manifestação 7 de setembro”, que foram algumas das palavras mais buscadas no Google nos dias 6 e 7 de setembro; e também “Bolsonaro” e “Política” por se entender que fazem parte do contexto que contempla este trabalho. O trabalho se ampara na análise de conteúdo como metodologia e traz como resultados preliminares uma divisão de impressões: ora atacando o presidente e manifestações, ora buscando imparcialidade na narração dos fatos. Concluiu-se até o momento que notícias que envolvem Bolsonaro são geralmente críticas ao presidente, ou apontam a fragilidade de seu governo. Agradeço à CAPES pelo apoio ao desenvolvimento da pesquisa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Fontes Nascimento, A., & Lycariao Barreto de Sousa, D. (2021). “INDEPENDÊNCIA OU MORTE”: A COBERTURA DAS MANIFESTAÇÕES DE 7 DE SETEMBRO POR PARTE DAS INSTITUIÇÕES DE MÍDIA TRADICIONAL DENTRO DO YOUTUBE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2173. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75296
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.