MATEMÁTICA E DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
A educação é um direito de todos os cidadãos, independente da raça, condição social, condições físicas e/ou culturais. A Matemática, como uma área de conhecimento de grande importância para os sujeitos, se torna uma aprendizagem imprescindível a ser desenvolvida no ambiente escolar, com todos os discentes, com ou sem deficiência. Desta forma, ressaltamos a importância de os professores utilizarem recursos pedagógicos e metodologias de ensino que promovam a aprendizagem de todos em sala de aula, no entanto, para as crianças com Deficiência Visual esse olhar sensível se torna fundamental, tendo em vista que os mesmos não dispõem da visão para auxiliar em sua aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo Identificar na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) pesquisas envolvendo a Matemática e a Deficiência Visual na Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos iniciais. Essa pesquisa é de cunho bibliográfico, que segundo Gil (2008) é realizado a partir de materiais publicados. Para a análise de dados, utilizaremos a análise de conteúdo, de Bardin (1977). Os resultados iniciais apontam a necessidade da realização de pesquisas nessas etapas da educação básica, tendo em vista que as pesquisas identificadas, em sua maioria, se referem ao Ensino Fundamental - Anos finais e Ensino Médio. Portanto, consideramos de grande importância o fomento na realização de pesquisas nessas etapas da Educação básica, buscando auxiliar professores, alunos e comunidade acadêmica no que se refere à matemática e a deficiência visual.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Carvalho, G. de A., & Carvalho Brandao, J. (2021). MATEMÁTICA E DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2203. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75326
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
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