O CURRICULO DE FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL DO CASO CEARENSE NA PERPECTIVA SARTREANA.
Resumo
Após a homologação, em dezembro de 2017, e posterior publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), seguiu-se por todo o Brasil os debates em torno da sua implementação nos Estados e Municípios. É nesse contexto que, em 2019, o Estado do Ceará publica o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC). Construído à luz da BNCC, o documento já contempla a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Nessa perspectiva o nosso trabalho tem como objetivo principal investigar qual poderá ser o lugar da filosofia nos currículos municipais em construção, que optaram por ofertar a Filosofia na sua parte diversificada, à luz da Base Nacional, tendo em vista que a BNCC prevê o Ensino da Filosofia apenas no Ensino Médio e a DCRC não prevê o componente. Para a construção deste trabalho foi adotada a pesquisa documental como metodologia. Partimos da hipótese de que essa construção será possível a partir da problematização de conceitos. Para que seja possível tal exercício, elencamos os conceitos de liberdade, autonomia e responsabilidade, tendo como referencial teórico o pensamento existencialista do filósofo francês Jean-Paul Sartre. Como resultado parcial temos observado que há forte preocupação no texto do documento com a liberdade e a autonomia do sujeito, mas intimamente próximo ao que o mercado de trabalho espera. Assim, concluímos que o paradigma neoliberal ainda paira sobre o documento, pois as noções de autonomia, liberdade e responsabilidade estão intimamente moldadas pelo foco no mercado de trabalho. Agradecimentos a CAPES pelo suporte financeiro recebido na bolsa de Mestrado Profissional em Filosofia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Marcos Queiroz Viana, E., Dalila Pontes dos Santos, D., Maria Nobre Lopes, F., Lopes da Silva Filho, A., & Maria Nobre Lopes, F. (2021). O CURRICULO DE FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE CONCEITUAL DO CASO CEARENSE NA PERPECTIVA SARTREANA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2240. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75363
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.