O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BASEADA NA SEQUÊNCIA FEDATHI
Resumo
A informatização da sociedade, no âmbito das tecnologias digitais, trouxe novos paradigmas para a educação, incrementando a modalidade de ensino Educação a Distância. Os programas de ensino têm espaço para apresentar desenhos, linguagens e recursos educacionais e tecnológicos próprios. Nessa perspectiva, destaca-se a Educação a Distância do Laboratório MultiMeios, da Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, uma proposta didática concebida e amparada teoricamente nos pressupostos da metodologia de ensino Sequência Fedathi. No caso do ensino e da aprendizagem matemática, nessa proposta de Educação a Distância, ainda não há amplos saberes e conhecimentos consolidados. Com isso, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o ensino de matemática na Educação a Distância, baseada na Sequência Fedathi. Esse trabalho que faz parte de uma pesquisa de mestrado é de caráter qualitativo e, da perspectiva do método, classifica-se como pesquisa de campo, utilizando a metodologia de pesquisa Sequência Fedathi. Com a revisão bibliográfica e o estudo dos temas relacionados, observou-se que a Sequência Fedathi contribui para a mediação pedagógica nos ambientes virtuais, além de articular os aspectos interação, cooperação, colaboração, autonomia e protagonismo do aluno. A partir disso, elaborou-se uma proposta de ensino, especificamente, um curso de introdução ao conceito de Medida, na Educação a Distância baseada na Sequência Fedathi, a fim de avaliar essa experiência. Concluiu-se que a ênfase numa metodologia de ensino que torne a ação docente questionadora, dialógica e reflexiva pode contribuir para a construção de um ambiente favorável a investigação e a construção conceitual, que valorize o desenvolvimento do raciocínio matemático discente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Maria Almeida do Carmo, F., Borges Neto, H., & Santos Cerqueira, G. (2021). O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA BASEADA NA SEQUÊNCIA FEDATHI. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2247. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75370
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.