O LIVRO QUE ENLOUQUECE
Resumo
A pesquisa aqui apresentada consiste em uma investigação sobre a história do livro “A Missão abreviada: para despertar os descuidados, converter os pecadores e sustentar os frutos das missões”, suas leituras, escutas, leitores e ouvintes. Publicado em Portugal no ano de 1859 e escrito pelo padre Manoel José Gonçalves Couto, esse breviário ganhou visibilidade nas Santas Missões Populares do século XIX daquele País e no Brasil tornou-se livro guia para leigos e sacerdotes ajudando a constituir novas sensibilidades espirituais e diversos movimentos sociorreligiosos. O interesse desse estudo recai principalmente para as formas de circulação e leitura desse breviário no Brasil, especialmente na cidade de Juazeiro do Norte, interior do Ceará. Esse recorte espacial justifica-se tento em vista as múltiplas formas de leitura desse texto empregadas pelos devotos do padre Cícero Romão Batista, tanto no seu primeiro contexto de circulação, quanto na contemporaneidade. Os usos da Missão Abreviada constituem um imenso quebra-cabeças cujas peças revelam complexos sistemas de crença que escapam de determinadas imposições dogmáticas e reinventam as formas de crer e ser no mundo. A investigação dessas questões se deu através de um conjunto diversos de fontes que incluem desde publicações em periódicos da época até escritos literários e narrativas orais. Em um mundo onde as informações parecem se diluir a cada minuto, a experiência dos usos da Missão Abreviada pode indicar outras relações com o tempo: emendado, costurado e reescrito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Viana de Oliveira Filho, R., & Regis Lopes Ramos, F. (2021). O LIVRO QUE ENLOUQUECE. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2258. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75381
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.