OS USOS DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO CEARÁ
Resumo
A presente pesquisa levanta a possibilidade do uso da música como recurso didático em sala de aula para o ensino de História do Ceará. O objetivo é desenvolver um produto didático-pedagógico sobre História do Ceará para a orientação dos discentes do Ensino Médio, tendo como base o debate teórico-metodológico produzido pela historiografia mais recente sobre música cearense. Para tanto, usaremos como referência teses e dissertações publicadas em programas de pós-graduação em História, entre os anos de 2008 e 2019. Através de um balanço historiográfico, observei que teses e dissertações dedicadas a investigar a relação entre História e Música do Ceará ganharam espaço nos programas de pós-graduação do país nas últimas décadas, mas o que me chamou a atenção foi o fato delas não chegarem à Educação Básica, mesmo sendo muito úteis como objeto de estudo e como fonte para a construção de capacidades voltadas à aprendizagem do conhecimento histórico. Então, foram encontradas 3 teses e 8 dissertações, cujos temas estão historicamente concentrados entre o fim do século XIX e o início dos anos 80. Em comum, a busca em compreender a música como fonte importante para desvendar as reelaborações culturais que se traduzem em ritmos, danças e composições de setores sociais marginalizados dessa região. A construção do produto didático-pedagógico tem como referência as diretrizes disponíveis no Documento Curricular Referencial do Ceará – DCRC, para o Ensino Médio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Albuquerque Fernandes, E., & Alves Maia Junior, E. (2021). OS USOS DA MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DO CEARÁ. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2284. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75407
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.