PERSPECTIVAS DA ANÁLISE GEOECOLÓGICA EM SISTEMAS FLÚVIO-MARINHOS
Resumo
Os ambientes flúvio-marinhos são sistemas abertos, complexos e dinâmicos, estruturalmente organizados, desempenhando funcionalidades próprias em resposta às relações e interdependências entre seus elementos constituintes e processos atuantes. São regiões caracterizadas pela baixa declividade, acumulação sedimentar, ciclo de marés bem delimitado e pouca ação das ondas. Apresentam uma alta produtividade primária e elevada biodiversidade, tornando essas áreas susceptíveis à pressão antropogênica, por meio da apropriação exponencial dos seus recursos ecológicos e do avanço urbano indiscriminado sobre o referido sistema ambiental. No contexto do planejamento espacial, a Geoecologia das Paisagens refere-se ao um conjunto de métodos e procedimentos técnico-operacionais de investigação científica, a qual utiliza a análise sistêmica, holística e integrada dos componentes e conexões inerentes aos mais variados sistemas naturais. Atua diretamente nas diferentes fases de organização, análise, diagnóstico, proposição e efetivação de planos voltados para o gerenciamento e disciplinamento territorial, nas escalas topológica, regional e planetária. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi realizar um levantamento bibliográfico sobre as possibilidades de utilização da Geoecologia das Paisagens para os estudos integrados em planícies flúvio-marinhas. Como resultado, observa-se que, ao prever a identificação dos agentes naturais e antrópicos, bem como as relações processuais incidentes nas paisagens a nível local, por meio dos enfoques estrutural, funcional e evolutivo, a análise geoecológica estabelece uma possível readequação utilitária dos territórios, mediante a compatibilização dos usos, correlacionando-os com as fragilidades ambientais emergentes e as potencialidades naturais observadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
AragÃo, L. de P., Azevedo de Moura Venâncio, G., & Vicente da Silva, E. (2021). PERSPECTIVAS DA ANÁLISE GEOECOLÓGICA EM SISTEMAS FLÚVIO-MARINHOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2298. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75421
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.