PESQUISADORES DO GEM² E A SENSIBILIZAÇÃO DIDÁTICO-DIGITAL PROMOVIDA PELO PERÍODO PANDÊMICO: RECOMENDAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO GRUPO

Autores

  • Milinia Stephanie Nogueira Barbosa Felicio
  • Herminio Borges Neto

Resumo

Com a chegada do Novo Coronavírus (Covid-19), mudanças foram necessárias em vários setores. A educação sofreu, e ainda sofre, o impacto com o distanciamento social. O Grupo de Educação Matemática Multimeios (GEM²), assim como tantos outros grupos de estudo, precisaram se adaptar aos novos ambientes virtuais. Os pesquisadores do grupo passaram, portanto, por mudanças e experimentação de recursos online, onde apareceram dúvidas, dificuldades e inseguranças, ao mesmo tempo que surgiram curiosidades, criatividades e autoformação, não apenas em suas pesquisas, mas também em seus ambientes de trabalho. Diante o período de atividades remotas, logo o grupo percebeu que não se tratava apenas de uma transformação do que acontecia na aula presencial para levar ao virtual. A mudança de modelo de sala de aula presencial para sala de aula virtual, que se optou por chamar de transposição didático-digital exige uma sensibilização, já que existem desafios a serem ultrapassados. Alguns trabalhos foram pesquisados com o intuito de compreender melhor sobre outras experiências no período remoto como Loiola, Diab e Grullon (2021), Silva, Alves e Fernandes (2021) e Araújo et al (2021). Por meio da revisão bibliográfica e a experiência dos pesquisadores no grupo Gem², assim como vivências em seus espaços de trabalho, foram levantadas categorias prévias para a investigação, que foram respondidas por meio de um questionário orientado pela pergunta norteadora de pesquisa: Que recomendações podemos tirar da experiência do grupo para a sensibilização da transposição didático-digital no período pandêmico? O objetivo, portanto, é levantar recomendações sobre a sensibilização didático-digital por meio da experiência do grupo. Como resultados preliminares, foram levantadas questões sobre Transformação, Suporte Material, Conexão, Metodologia, Tecnologia e Emoção. Ouvir os participantes é necessário para refletir e planejar novas ações para o bom andamento das atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Stephanie Nogueira Barbosa Felicio, M., & Borges Neto, H. (2021). PESQUISADORES DO GEM² E A SENSIBILIZAÇÃO DIDÁTICO-DIGITAL PROMOVIDA PELO PERÍODO PANDÊMICO: RECOMENDAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO GRUPO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2300. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75423

Edição

Seção

XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação