PESQUISADORES DO GEM² E A SENSIBILIZAÇÃO DIDÁTICO-DIGITAL PROMOVIDA PELO PERÍODO PANDÊMICO: RECOMENDAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO GRUPO
Resumo
Com a chegada do Novo Coronavírus (Covid-19), mudanças foram necessárias em vários setores. A educação sofreu, e ainda sofre, o impacto com o distanciamento social. O Grupo de Educação Matemática Multimeios (GEM²), assim como tantos outros grupos de estudo, precisaram se adaptar aos novos ambientes virtuais. Os pesquisadores do grupo passaram, portanto, por mudanças e experimentação de recursos online, onde apareceram dúvidas, dificuldades e inseguranças, ao mesmo tempo que surgiram curiosidades, criatividades e autoformação, não apenas em suas pesquisas, mas também em seus ambientes de trabalho. Diante o período de atividades remotas, logo o grupo percebeu que não se tratava apenas de uma transformação do que acontecia na aula presencial para levar ao virtual. A mudança de modelo de sala de aula presencial para sala de aula virtual, que se optou por chamar de transposição didático-digital exige uma sensibilização, já que existem desafios a serem ultrapassados. Alguns trabalhos foram pesquisados com o intuito de compreender melhor sobre outras experiências no período remoto como Loiola, Diab e Grullon (2021), Silva, Alves e Fernandes (2021) e Araújo et al (2021). Por meio da revisão bibliográfica e a experiência dos pesquisadores no grupo Gem², assim como vivências em seus espaços de trabalho, foram levantadas categorias prévias para a investigação, que foram respondidas por meio de um questionário orientado pela pergunta norteadora de pesquisa: Que recomendações podemos tirar da experiência do grupo para a sensibilização da transposição didático-digital no período pandêmico? O objetivo, portanto, é levantar recomendações sobre a sensibilização didático-digital por meio da experiência do grupo. Como resultados preliminares, foram levantadas questões sobre Transformação, Suporte Material, Conexão, Metodologia, Tecnologia e Emoção. Ouvir os participantes é necessário para refletir e planejar novas ações para o bom andamento das atividades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Stephanie Nogueira Barbosa Felicio, M., & Borges Neto, H. (2021). PESQUISADORES DO GEM² E A SENSIBILIZAÇÃO DIDÁTICO-DIGITAL PROMOVIDA PELO PERÍODO PANDÊMICO: RECOMENDAÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO GRUPO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2300. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75423
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.