REVIEW ACERCA DO GRUPO BERILO
Resumo
O berilo é um silicato de alumínio e berílio que se cristaliza no sistema hexagonal, considera-se a fórmula geral Be3Al2Si6O18 com os elementos Fe, Mn, Cr, V e Cs como os elementos mais comuns de estarem presentes no retículo cristalino pertencentes, além do grupo berilo ser muito utilizado como gema. Os berilos podem ocorrer em todas as cores, com exceção do roxo. Hoje, existem 10 classificações, anteriormente eram 8, dentro do grupo berilo, são elas: água-marinha, esmeralda, bixbita, heliodoro, morganita, goeshita, berilo azul, berilo verde, riesling berilo e vorobyevita; estas classificações levam em consideração a cor, propriedades ópticas e cristaloquímicas, no qual cada variedade tem propriedades bastante exatas o que permite uma identificação e classificação precisa. O berilo ocorre em todo o mundo em rochas graníticas, especialmente pegmatitos; também em xistos (esmeralda); a bixbita ocorre apenas em rochas vulcânicas riolíticas em Utah (Estados Unidos). As propriedades ópticas são as mais usuais e acessíveis, mas não as únicas, para a identificação e classificação dos berilos, as propriedades ópticas são: índices de refração que variam entre 1,566 e 1,602, a birrefringência (ou dupla refração) em pequenos intervalos de 0,004 e 0,010, além de serem uniaxiais negativos. A densidade relativa é variável com valores indo de 2,67-2,90 g/cm3. O pleocroismo é de intensidade fraca a moderada (raramente). A fluorescência é ausente na maioria dos casos, mas as variedades goeshita e morganita comumente apresentam fluorescência de baixa intensidade. Os espectros de absorção podem ocorrer nas bandas 425, 427, 456, 480, 537, 550, 560, 581, 615, 628, 654 e 695 nanômetros. As inclusões e aspectos internos são muito variáveis. Este grupo também pode ser produzido em laboratório, todas as variedades de berilo podem ser produzidas pelo método hidrotermal e as esmeraldas no método de fluxo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Ravielly dos Santos, B., Gomes de Oliveira, I., William de Araújo Paschoal, C., & Falcao de Oliveira Neri, T. (2021). REVIEW ACERCA DO GRUPO BERILO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2350. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75473
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.