SERÁ QUE TEM CENAS PÓS-CRÉDITOS? PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO TIPOLÓGICA E ANÁLISE DO RECURSO NO CINEMA
Resumo
Inserir cenas após os créditos finais dos filmes tornou-se estratégia narrativa com múltiplas funções no Cinema. As cenas pós-créditos passaram a estender filmes, anunciar franquias, portar informações para sequências, dentre outras funções. Estúdios de cinema, como a Marvel, ressignificaram o uso dos pós-créditos, tornando o recurso quase obrigatório nos seus longas. Este trabalho utiliza conceitos como “continuidade”, “paratextualidade” e “intertextualidade”; e autores como Gray, Abbott, Genette e Fiorin. Tem como objetivo discutir: a função dos pós-créditos no Cinema, a importância do recurso na continuidade dos filmes, propor uma classificação tipológica, identificar a relação das cenas pós-créditos com o filme em si e de que forma essas cenas são construídas pelos cineastas. A pesquisa tem abordagem qualitativa e método de análise de dados comparativo. A seleção para a análise aborda cerca de 80 cenas pós-créditos. A partir dos levantamentos, é possível identificar resultados parciais: as cenas pós-créditos tornam a experiência de assistir a um filme mais completa, pelo caráter de acréscimo ao filme principal. É possível perceber que, em alguns casos, os pós-créditos ultrapassam a ideia de bônus e carregam informações importantes para a continuidade de universos narrativos. Há pelo menos quatro tipos de cenas pós-créditos: as que contam o rumo de algum personagem do filme em si; cenas portadoras de ganchos para sequências; cenas de dedicatória; e cenas que mostram uma história alternativa a algum trecho do filme. Dentro da tipologia, é possível concluir: há cenas pós-créditos que transitam entre as tipologias; cada gênero do cinema tem seu tipo de pós-créditos mais utilizados; e deixar em aberto as informações apresentadas é uma das ferramentas utilizadas por essas cenas para criar expectativa em quem assistiu. Diante do exposto, fica o registro de agradecimento ao CAPES pelo financiamento da bolsa do estudante de mestrado que assina a autoria do trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Barbosa de Carvalho, L., & Jorge de Lucena Lucas, R. (2021). SERÁ QUE TEM CENAS PÓS-CRÉDITOS? PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO TIPOLÓGICA E ANÁLISE DO RECURSO NO CINEMA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2365. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75488
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.