TEOGONIA(S) E GÊNESIS BÍBLICO
Resumo
O nascimento do universo e o surgimento do homem na terra são temáticas recorrentes na literatura universal e nas mais diversas culturas. O Enūma Eliš é um dos mitos de criação, ou seja, uma das cosmogonias que busca registrar o nascimento do universo, a criação da raça humana e o pertencimento do ser humano aos deuses. A cosmogonia egípcia, com suas diversas narrativas do surgimento do universo a partir do caos, narra o nascimento do mundo e a divinização dos faraós na terra. A cosmogonia da teogonia hesiódica mostra didaticamente como nasceram os primeiros deuses e como esses deram origem a outros deuses e deusas e à humanidade e como ocorreu o nascimento de Zeus, as batalhas desse deus para tornar-se o deus dos deuses e dos homens e a divisão do mundo entre os três deuses: Poseidon, deus do mar, Hades, deus do submundo, e Zeus, portador da égide, deus supremo dos deuses e dos homens. A cosmogonia de Gênesis narra a criação do universo em sete dias, por um único deus, criado dos céus e da terra. Criador de todos os seres vivos e do homem, imagem e semelhança de deus. Essas cosmogonias fizeram parte da minha pesquisa de mestrado cujo título é Teogonia(s) e Gênesis Bíblico: o mito da criação e a relação criador e criatura, orientada pelo Professor Orlando Luiz de Araújo e coorientada pelo Professor Lauro Inácio de Moura Filho (IFCE), junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Silva Bastos, J., & Luiz de Araujo, O. (2021). TEOGONIA(S) E GÊNESIS BÍBLICO. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2378. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75501
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.